fbpx

Ao clicar em "Continuar navegando", você concorda com o uso de Cookies e com a Política de privacidade do site.

  • Banner-Agora-no-Vale-728x90px-Campanha-Institucional-Sicredi
  • DESKTOP ajustado 27455

Prefeitura de Lajeado reinaugura Posto de Saúde do Santo Antônio após reforma


Por Redação / Agora no Vale Publicado 27/09/2019
 Tempo de leitura estimado: 00:00
  • Agora-No-Vale—Banner-Forquetinha—Aniversário-28-anosDESK

Reinauguração contou com grande número de pessoas

A Prefeitura de Lajeado reinaugurou, nesta quinta-feira, dia 26/09, após ampla reforma, o Posto de Saúde do Bairro Santo Antônio. O ato ocorreu em frente a unidade, onde também foi encerrada uma caminhada de alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Francisco Oscar Karnal e do CIEP, alusiva à campanha do Setembro Amarelo, com foco na prevenção ao suicídio. 

“O mais importante é ver a satisfação da equipe do posto de saúde em ver este espaço reformado e renovado para poderem executar o seu trabalho”, afirmou o prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo, que esteve acompanhado pela vice-prefeita, Gláucia Schumacher. O chefe do Executivo lajeadense lembrou que recentemente foram entregues obras de reformas dos postos de saúde dos bairros São Bento e Campestre, além da obra de reforma que está em andamento na unidade do Bairro Santo André, e inclusive, a construção que ocorre de mais um Posto de Saúde no Bairro Santo Antônio.

Por sua vez, o secretário de Saúde, Cláudio André Klein, afirmou que é importante que o município mantenha em boas condições, tanto a infraestrutura, quando a organização das unidades de saúde. “Com certeza, um espaço adequado e organizado contribuirá para a maior resolutividade dos problemas de saúde que a população apresenta”, destacou o secretário.

Já a enfermeira coordenadora do Posto de Saúde do Bairro Santo Antônio, Caroline Veloso, agradeceu a compreensão da comunidade e também da equipe que atua no local, que entendeu a necessidade de reforma do posto, enquanto os trabalhos foram mantidos no primeiro pavimento da unidade com as obras sendo realizadas na parte superior.

Usuária dos serviços de saúde da unidade, Jaida Trindade encheu os olhos quando visitou as dependências do posto de saúde após a reinauguração. “Ficou maravilhoso. Muito espaçoso e lindo. E a equipe daqui tem um ótimo atendimento. Eles fazem de tudo por nós”, afirmou Jaida.

A reforma

O investimento total na obra de reforma foi de R$ 215.771,20 , e mais R$ 22 mil foram investidos em novos equipamentos, como ares condicionados, bebedouros e mobiliário.

A reforma compreendeu pintura geral interna e externa, readequação de salas, retirada e reposicionamento de esquadrias, revisão geral da cobertura, troca total do piso da parte superior, reforma das esquadrias e portões de ferro existentes, instalação de corrimões novos, divisórias, persianas, tubulações de esgoto e escoamento pluvial, revisão e adequações na rede elétrica, adequação para ppci, regularização de calçadas de passeio, revisão do cercamento e construção de abrigo de resíduos.

O novo espaço está dividido em consultório odontógico, farmácia, sala de espera e recepção, sala de esterilização, sete consultórios, sala de curativos, sala de acolhimento, sala de vacinas, sala de nebulização, área de embarque e desembarque de pacientes, sala administrativa, sala de fisioterapia, sanitários, sala de atividade coletivas, vestiário, almoxarifado, copa, abrigos de resíduos, e dml.

A equipe

A unidade renovada conta com uma equipe composta por três médicos, sendo um pediatra e dois clínicos, um fisioterapeuta, quatro técnicos de enfermagem, enfermeiro, uma dentista, uma auxiliar de consultório odontológico, dois residentes de saúde da família, seis agentes comunitárias de saúde, três auxiliares administrativos, duas higienizadoras e um vigia.

Texto: Rafael Scheeren Grün

Foto: Giovani Marasca