Posto de Saúde do Centro de Lajeado realiza “mateada da vacinação” neste sábado (14)
Ação faz parte dos festejos farroupilha e busca usar a data e as atrações para aumentar a cobertura vacinal
O Posto de Saúde do Centro terá atendimento especial com a “mateada da vacinação” neste sábado, 14 de setembro, em alusão aos festejos farroupilha. A ação é da Prefeitura de Lajeado, por meio da Secretaria de Saúde (Sesa), para facilitar o acesso da população à imunização, com foco na recuperação da cobertura vacinal.
O horário de atendimento será das 8h às 14h, sem fechar ao meio-dia. O Posto de Saúde do Centro está atendendo temporariamente na antiga agência do INSS de Lajeado, ao lado do Hospital Bruno Born (na Avenida Benjamin Constant, 973).
A programação terá atualização da caderneta de vacinação com vacinas do programa nacional de imunização para toda a comunidade, atividades lúdicas com equipes do Rotary Club Lajeado Integração e erva-mate e água quente para mateada. Para se vacinar, basta levar a caderneta de vacinação.
Conforme a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Juliana Demarchi, a matea
da da vacinação é mais uma forma de convidar a comunidade para atualizar a caderneta de vacinação e ampliar a cobertura vacinal do município.
Durante a semana, as doses estão disponíveis nas Unidades de Saúde de Lajeado (confira a lista neste link).
Sábados com atendimento
O posto do Centro abre para atendimento em um sábado por mês para facilitar o acesso da população à imunização.
Confira o calendário dos próximos sábados:
– 19/10
– 09/11
– 07/12
Salas de vacinação ficam fechadas nesta quinta-feira (12/09)
Em razão de um curso da equipe de vacinadores da Sesa, nesta quinta-feira, dia 12/09, não haverá vacinação em nenhuma sala de vacina do município. Neste dia, os vacinadores da Sesa terão o primeiro encontro presencial do projeto de recuperação das coberturas vacinais. O grupo participará de uma reunirão com a equipe técnica do Hospital Albert Einstein no auditório do Hospital Bruno Born.
A reunião será para alinhamento e análise inicial de dados do projeto. O objetivo do trabalho é buscar desenvolver estratégias para identificar quem não se vacina e também facilitar o acesso à imunização, por meio de um estudo aprofundado da situação vacinal do município com foco em crianças e adolescentes de 0 a 17 anos e gestantes.