fbpx

Ao clicar em "Continuar navegando", você concorda com o uso de Cookies e com a Política de privacidade do site.

  • DESKTOP ajustado 27455
  • Banner-Agora-no-Vale-728x90px-Campanha-Institucional-Sicredi

Porto de Estrela terá um dos maiores murais artísticos do Brasil


Por Redação / Agora no Vale Publicado 27/10/2021
 Tempo de leitura estimado: 00:00
  • Agora-No-Vale—Banner-Forquetinha—Aniversário-28-anosDESK
Artistas e diretor da Nutritec assinaram hoje contrato para pintura gigantesca nos silos do Porto de Estrela

O contrato da gigantesca obra de arte nos silos do Porto de Estrela foi assinado nessa quarta-feira pela Nutritec (empresa que patrocinará a obra) e os quatro artistas locais responsáveis pelo trabalho.

A pintura terá mais de nove mil metros quadrados, tamanho que lhe coloca como um dos maiores murais artísticos do país. Como comparação, a obra de arte estrelense será 33 vezes maior que o painel gigante feito pelo artista Eduardo Kobra no prédio 1 da Univates.  

Ao total, contempla 19 silos localizados de frente para a ponte da BR 386 (onde está o letreiro do Porto de Estrela) e nas duas laterais (vista para a orla do Rio Taquari em direção a Lajeado e na parte interna do porto).

A pintura iniciou na semana passada e deve levar cerca de seis meses para ser executada, dependendo das condições climáticas. Além dos artistas, uma equipe de segurança foi contratada para garantir o trabalho nos balancinhos para pintura predial nos 32 metros de altura de cada silo.

Ao total, 19 silos serão pintados. Cada estrutura tem mais de 30 metros de altura

União dos artistas

A obra será executada pelos artistas Samuel Hergesell, Júlio Delazeri, Luísa Born e Henrique Nunes Lopes. Conforme eles, um dos principais desafios foi unir várias visões em um único projeto, entretanto há o entendimento que a habilidade de cada será fundamental para executar a obra gigantesca.

“A arte se propõe a essa união. Acredito que nosso trabalho pode estimular outros artistas a fazerem parcerias para grandes obras”, destaca Luísa.

Potencial do Porto

Diretor da Nutritec, Evâneo Alcides Ziguer afirma que a ideia da empresa ao patrocinar a obra de arte gigante é “dar vida e mostrar o potencial do porto para todo Vale”.

Estrutura em cinza será transformada. Trabalho dos artistas deverá levar seis meses

“O Porto de Estrela tem um papel importante no desenvolvimento do Vale e queremos que isso fique visível com o mural artístico”, pontua.

A arte permanece como segredo, entretanto deverá ter ligação com o segmento da Nutritec (grãos e serviços do agronegócio). Para Ziguer, essa é uma forma de criar expectativa e fazer a comunidade acompanhar o passo a passo da produção do mural.