Ao clicar em "Continuar navegando", você concorda com o uso de Cookies e com a Política de privacidade do site.

Portal Agora no Vale é finalista em duas categorias no Prêmio MP/RS de jornalismo


Por Redação / Agora Publicado 27/11/2020
Ouvir: 00:00

Prêmio é um dos principais no Rio Grando Sul

Na noite desta quinta-feira, dia 26, a comissão avaliadora do 22º Prêmio de Jornalismo do Ministério Público do Rio Grande do Sul, divulgou os finalistas da edição de 2020. O Portal de notícias Agora no Vale, de Lajeado, é finalista com reportagem em duas categorias (Segurança Pública e Saúde).

Os jurados analisaram 42 trabalhos inscritos e definiram os três finalistas em cada uma das cinco categorias profissionais, que contemplam o Planejamento Estratégico, e uma voltada a estudantes universitários. Os vencedores serão anunciados na cerimônia de entrega da premiação, no dia 10 de dezembro, em horário e local a ser divulgado.

Participaram da comissão julgadora, que se reuniu por videoconferência com a coordenadora do Gabinete de Comunicação do MPRS, Cristina Oliveira, nesta quinta-feira, o presidente da Associação Riograndense de Imprensa (ARI), Luiz Adolfo Lino de Souza; a representante do Sindicato dos Jornalistas do RS (Sindjors), Carla Seabra; a assessora de imprensa da Defensoria Pública Estadual Nicole Carvalho; o assessor de imprensa da Fundação Escola Superior do Ministério Público (FMP), Fernando Zanuzo; a coordenadora administrativa do Gabinete de Comunicação do MPRS, Samantha Hoffmeister Nassif; o assessor de comunicação do MPRS Marcelo Kervalt; o servidor do MP João Giglio Neves da Silva; e a representante da Associação do MP, Mariana Oselame, com a colaboração da jornalista Simone Ávila. A assessora de comunicação do MPRS Clarissa Eidelwein coordenou os trabalhos, com apoio das estagiárias de jornalismo Drysanna Espíndola e Rafaela Amaro.

CONFIRA OS FINALISTAS

Proteção Social

  • Geórgia Santos (Vós – Pessoas no Plural), com reportagem sobre o aumento da violência contra a mulher durante a pandemia da Covid-19 e a importância de campanhas para facilitar o acesso das vítimas aos canais de denúncia.
  • José Renato Ribeiro (Portal O Correio), que abordou a ação do MP contra um esquema fraudulento que atingia a cadeia produtiva do arroz no Estado.
  • Rodrigo Nascimento (Gazeta do Sul), que apresentou a atuação da Promotoria de Defesa Comunitária de Santa Cruz do Sul, que inverteu a lógica do atendimento durante a pandemia, priorizando os canais virtuais.

Segurança Pública

  • Carine Krüger (Agora no Vale), com reportagem que destaca projeto do MP que promoveu a reorganização da Força Tática da BM na região de Lajeado.
  • Fabrício Falkowski (Correio do Povo), com uma série de reportagens sobre esquema que desviou milhões de reais do Sindicato dos Atletas Profissionais do Rio Grande do Sul.
  • Vitor Rosa (Rádio Gaúcha, Zero Hora, GZH e Diário Gaúcho), que acompanhou por 10 meses uma mãe que nunca se conformou com a conclusão das investigações sobre a morte do seu filho de 12 anos, que apontou suicídio, até a publicação da primeira reportagem da série.

Patrimônio Público

  • Eduardo Matos (Rádio Gaúcha e GZH), com série de reportagens sobre a investigação que desvendou uma organização criminosa que desviou pelo menos R$ 15 milhões da área da saúde pública no Rio Grande do Sul.
  • Fábio Schaffner (Zero Hora e GZH), com reportagem que mostra a ação do MP na defesa do patrimônio público, investigando prefeitos sob suspeita de desvio de recursos e crimes licitatórios.
  • Pedro Piccoli Garcia (Gazeta do Sul), que aborda os efeitos da Operação Feudalismo, em termos de combate a irregularidades no setor público de Santa Cruz do Sul, um ano após a sua deflagração.

Saúde e Educação

  • Anderson Aires (GZH), com reportagem sobre o projeto Alquimia 2, que restaurou e encaminhou celulares apreendidos na Penitenciária Modulada Estadual de Osório para alunos da rede pública de ensino do Litoral Norte.
  • Carine Krüger (Agora no Vale), que abordou a atuação do MP na pandemia, suspendendo a operação nos frigoríficos de Lajeado.
  • Gisele Borba (RBS), com reportagem sobre a lei aprovada que permite a antecipação da matrícula de crianças no Ensino Fundamental para cinco anos de idade.

Sustentabilidade

  • Bianca Renate Dilly (ABC – Grupo Sinos), que abordou o projeto de recuperação ambiental e instalação de parque em área degradada do município de Campo Bom.
  • Ed Moreira Wisniewski (O Informativo do Vale), com reportagem sobre o Programa de Recuperação Sustentável da Mata Ciliar do Rio Taquari.
  • Monica Rossi (SBT), com reportagens que abordam a recuperação da mata ciliar e conscientiza a comunidade sobre importância da sua preservação.

Reportagem Universitária

  • Nayara Lopes de Souza e Maria Eduarda Porto Braga (Uniritter), com reportagem sobre a situação dos alojamentos de base dos clubes do Rio Grande do Sul.
  • Nicolle Züge Marazini, Isadora Smaniotto Garcia, Carolina Monego Lins Pastl e Camila Fontes Pessoa (UFRGS), que abordaram a atuação do MPRS em relação ao uso do 2,4-D no RS.

METODOLOGIA

Cada um dos jurados atribuiu nota de 0 a 10 para os três critérios avaliativos (inovação e ineditismo, fidedignidade das informações e divulgação do trabalho do MP). Cada avaliador teve as notas somadas e divididas por três, restando uma nota de 0 a 10 para cada trabalho. Todas as notas foram somadas e divididas por oito (o número total de jurados).