Polo Gastronômico participa do Connection Terroirs, em Gramado
Integrantes da associação de gastronomia e turismo do Vale do Taquari vivenciaram uma imersão voltada à diversidade do setor em âmbito nacional. Representantes do Polo Gastronômico do Vale do Taquari participaram da sétima edição do Connection Terroirs, em Gramado. O evento ocorreu de 28 a 31 de agosto e reuniu 17 painéis com especialistas, 51 Indicações Geográficas e dez agroindústrias gaúchas presentes na feira de expositores, além de aulas na Cozinha Show, rodada de negócios, um circuito gastronômico e de experiências, com a participação de restaurantes e atrações da cidade.
Profissionais renomados e casos de sucesso debateram pautas pertinentes ao mercado, assim como temas relacionados à sustentabilidade, inovação, produtos de origem e turismo. Para a presidente do Polo, Christiana Garcia, a presença da associação no evento permitiu visualizar a integração dos negócios e das regiões. “Em todos os territórios do país há uma busca incansável pelo reconhecimento de produtos de origem, de história da produção na origem, e na luta de se manter como produto brasileiro de território organizado, e com propósito de servir de exemplo para outros tantos. E trazendo isso para nossa região, está mais do que na hora de olharmos com toda a riqueza que possuímos e nos mobilizarmos para fazer do nosso território a referência para muitos outros”, avalia. Ela ainda salienta que o grupo refletiu sobre a importância de priorizar a valorização das referências gastronômicas regionais, assim como da cultura. “Num futuro próximo, destacar a região como uma Indicação Geográfica como estratégia de valorizar a região, com nossos produtos e diferenciais”, complementa.
Na visão da empresária do Restaurante Saborear e integrante do Polo, Mônica Weizenmann, o Connection Terroirs do Brasil foi um momento de conexões significativas para o Polo Gastronômico e para os estabelecimentos comerciais, a fim de explorar novas ideias com conteúdos enriquecedores. “Aprendemos muito sobre a cultura do alimento, produtos de origem e produtos de IG (Indicação Geográfica). Uma conexão entre pessoas, cultura, história, sabores e aromas”, relembra. Também parte do Polo, o empresário do Let’s Bora Burguer, Ismael Botassoli, destacou a ampla diversidade cultural presente no evento. “Nos mostra a importância da união de determinadas regiões para um objetivo em comum, e é isso que precisamos replicar aqui no Vale do Taquari”, afirma. Já para a empresária da Vivenda Altos da Glória e igualmente integrante do Polo, Gloria Maria Gianesini Villa, a valorização dos vinhos gaúchos foi ponto importante e aplicável ao próprio negócio. “Percebemos, no evento, que tudo se constrói com parcerias”, observa.
O Analista de Projetos do Sebrae/RS, Diego Zenkner, é parceiro do Polo Gastronômico do Vale do Taquari e salienta o pioneirismo do movimento iniciado pelo grupo. “A gastronomia é um dos principais indutores de turistas e, na nossa região, não estamos usando isso a nosso favor. Antes do Polo, não existia nenhuma entidade que trabalhasse pelo coletivo da gastronomia e para o setor crescer isso é fundamental. O setor fica muito desatendido quanto a ações coletivas e o Sebrae entrou para ajudar nisso”, pontua.