fbpx

Ao clicar em "Continuar navegando", você concorda com o uso de Cookies e com a Política de privacidade do site.

  • Banner-Agora-no-Vale-728x90px-Campanha-Institucional-Sicredi
  • DESKTOP ajustado 27455

Novo roteiro turístico da Região oferece gastronomia e contato com a natureza


Por Redação / Agora no Vale Publicado 08/07/2021
 Tempo de leitura estimado: 00:00
  • Agora-No-Vale—Banner-Forquetinha—Aniversário-28-anosDESK

O Arranjo Produtivo Local (APL) Vale do Taquari, em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Encantando e Serviço de Aprendizagem Rural (SENAR) e apoio da Administração Municipal, promoveu, nesta quarta-feira (7), o primeiro passeio pelo roteiro turístico “Camini Della Felicitá: Vivere, Manjare e Chacolare”, que integra os municípios de Encantado e Muçum.

O evento teste, que tem como objetivo desenvolver o turismo a partir das potencialidades da região e atender o público que visitará o Cristo Protetor, contou com a participação de 30 pessoas, entre elas imprensa, agências de viagens, autoridades local e apoiadores.

Conforme a instrutora do SENAR Claudiana Y Castro, a partir da visitação, contando com o feedback dos participantes, a intenção é realizar melhorias para bem receber os turistas. “A ideia surge a partir de empreendedores que estão participando desta formatação do produto de turismo rural para verificar se o número de empreendimentos, a distância, o tempo e as atividades estão prontas para oferecer uma vivência diferenciada”, explica.  “Há quatro empreendimentos que não foram visitados porque ainda estão em desenvolvimento, mas, em breve, estarão funcionando para receber os turistas. São eles: Facas Alma de Doca, Agroindústria Slaifer, Paraíso das Pedras, Hortaliças Sfoglia, Agroindústria Novo Horizonte e Cantina Laste”, complementa.

Em sua manifestação, o prefeito de Encantado Jonas Calvi deu as boas-vindas e parabenizou a todos os envolvidos, dizendo que o investimento e crescimento destes empreendimentos complementa o trabalho que vem sendo realizado pela administração a fim de impulsionar o turismo local.

A empresária Adriana Rizzi, que conduziu o roteiro com vestimenta personalizada, avalia o projeto piloto como um grande passo para esse novo momento que Encantado e Região está vivendo. “Sem dúvida esses empreendimentos tem uma importância muito grande para qualquer comércio do município, porque um segmento movimenta o outro. Se pensando no Cristo que tem tido grande repercussão, ou o Viaduto 13 – que são os maiores pontos turísticos aqui da parte alta do Vale – percebemos que é necessário outros atrativos que chamem e faça com que o turista permaneça na cidade, desde o pequeno até o grande, seja na alimentação até a diversão. Por exemplo, para nós da rede hoteleira, não queremos que Encantado seja uma cidade de passagem, esperamos que o turista venha, não todo, mas um parte fique aqui e usufrua destes e outros empreendimentos que ainda irão surgir”, enaltece.

Empreendimentos visitados

Igreja Matriz São Pedro de Encantado, centro;

Sítio Rosa Sul, Linha Azevedo, Encantado;

Sítio Pedagógico Vô Calvi, bairro Santa Clara, Encantado;

Casa Brandão, Linha Santa Lúcia, Muçum

Mirante da Ferradura, Linha Chiquinha, Encantado;

Pitayas Jacaré, ERS-332, Linha Jacaré, Encantado;

Trilha Arroio Porongo, Barra do Coqueiro, Encantado;

Vivenda Altos da Glória, Linha São Roque, Encantado.