fbpx

Ao clicar em "Continuar navegando", você concorda com o uso de Cookies e com a Política de privacidade do site.

  • Banner Agora no Vale 728x90px
  • Agora No Vale – Banner Site Anuncie Conosco 728x90px

Novo plantão neste sábado (13) para multivacinação em Estrela


Por Redação Publicado 10/07/2024
Ouvir: 00:00
  • Agora No Vale – Banner Site Anuncie Conosco 728x90px
Dia de vacinação – vacina – Giovane de Souza – jovens (3) – foi 10 07

População terá nova oportunidade de, em dia não útil, buscar a imunização contra a Gripe Influenza, Covid, HPV e outras vacinas de rotina

O Poder Executivo de Estrela, através da Secretaria de Saúde, irá realizar neste sábado (13) mais um plantão de vacinação. A população poderá buscar a imunização contra a Gripe Influenza, e ao mesmo tempo buscar atualizar as carteiras de vacina contra outras doenças, como Covid, HPV, tétano, em especial para as crianças. A ação ocorrerá das 8h às 12h, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Central, ou Posto Central como é mais conhecido, no Bairro Oriental (Rua General Osório, 427, Bairro Oriental).

Nos últimos dias foram realizadas ações presenciais em empresas e indústrias via agendamento. Os mesmos ainda podem ser podem ser feitos junto com o setor responsável pelo e-mail saladevacinas@estrela.rs.gov.br . E já está agendado, para o dia 22, o novo plantão mensal que é realizado sempre no Loteamento Nova Morada.

Locais e horários

Tradicionalmente, a vacinação da Influenza ocorre durante a semana para toda a população nos seguintes pontos e locais:

# Unidades Básicas de Saúde (UBS) Central e Boa União: vacinação para todos os públicos, no horário das salas de vacina. No Central das 8h às 16h, e no Boa União das 8h às 15h.

# Imigrantes e Indústrias: pessoas com mais de 4 anos, durante o horário de funcionamento da unidade.

# Unidade Móvel: vacinação no Ônibus da Saúde conforme cronograma nas localidades.

Covid

A Saúde também alerta para a importância da imunização contra a Covid. A mesma pode ser realizada diariamente, de segunda a sexta, das 8h às 15h, no Posto da Boa União. Em caráter excepcional, será encontrada na ação especial de multivacinação que será realizada agira dia 13/07, no Posto Central, das 8h às 12h.

Números

Iniciada em todo o País ainda em março, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe Influenza teve, em um primeiro momento, a vacinação dos Grupos Prioritários. Em especial no RS, a campanha foi prejudicada em maio devido às enchentes. Agora, este serviço está estendido a toda a população. Apenas dentro dos Grupos Prioritários (que são os contam para dados de cobertura vacinal), Estrela contabiliza até então 6.8 mil vacinados dentro dos grupos prioritários, o que corresponde a 39,70% do público-alvo, que é de mais de 14 mil pessoas. No contingente geral o número de vacinados é maior.

Sobre a Influenza

A influenza é uma infecção viral aguda do sistema respiratório, altamente transmissível e com potencial para causar epidemias sazonais e até pandemias. Seus sintomas variam de febre e cefaleia a complicações respiratórias graves, especialmente em pessoas com fatores de risco. A influenza, conhecida como gripe, é uma doença viral respiratória contagiosa causada pelos vírus influenza A, B, C e D, que afeta milhões de pessoas anualmente, resultando em sintomas como febre, dores musculares, tosse e fadiga. A vacinação anual é fundamental para prevenir a infecção e suas complicações, especialmente em grupos de risco, como idosos, crianças, gestantes e pessoas com condições médicas subjacentes.


#agoranovale