fbpx

Ao clicar em "Continuar navegando", você concorda com o uso de Cookies e com a Política de privacidade do site.

  • Banner Sicredi Agora no Vale 728x90px

NIH da Univates regista o maior acumulado de chuvas em um mês em Lajeado desde o começo de suas atividades

Núcleo de Informações Hidrometeorológicas tem 21 anos de existência


Por Redação Publicado 24/05/2024
Ouvir: 00:00
  • Agora-No-Vale—Banner-Forquetinha—Institucional-WhatsappDESKTOP
1) Ilustrativa para chuva – Crédito – Glenn Carstens-Peters – Unsplash – agoranovale-lajeado
Foto Ilustrativa ( para chuva – Crédito – Glenn Carstens-Peters – Unsplash)

O Núcleo de Informações Hidrometeorológicas (NIH) da Universidade do Vale do Taquari – Univates divulgou informações sobre as medições pluviométricas, destacando volumes históricos de chuva na cidade de Lajeado durante o mês de maio. Em abril, o NIH já havia registrado o maior acumulado de chuva em um único dia, que ocorreu na terça-feira, 30/04, com 187,2 mm.

Em relação ao mês com o maior acumulado, a Estação Meteorológica da Univates reportou um recorde de precipitação mensal em Lajeado, totalizando 625 mm de chuva até o momento (24/05/2024).

Esse valor supera os registros anteriores de março de 2016, com 544,6 mm, e abril de 2024, com 529,8 mm, representando a maior quantidade de chuva registrada em um único mês desde 2003. Embora os dados de maio ainda sejam parciais, eles já superam aproximadamente 240 outros meses constantes nos registros do NIH.

Como funciona a previsão do tempo do NIH? Clique aqui para conferir https://www.univates.br/noticia/35138-nih-da-univates-regista-o-maior-acumulado-de-chuvas-em-um-mes-em-lajeado-desde-o-comeco-de-suas-atividades.

Saiba mais sobre o NIH


O Núcleo atua nas áreas de meteorologia e hidrologia. Suas atividades consistem no monitoramento de elementos meteorológicos e hidrológicos, elaboração da previsão do tempo e transmissão dessas informações para veículos de comunicação da região. O NIH também acompanha alertas meteorológicos e hidrometeorológicos emitidos pelos sites do Inmet, Inpe e Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM). Além disso, as variáveis meteorológicas obtidas pela estação meteorológica instalada no campus da Univates, em Lajeado, formam um banco de dados de 21 anos, que pode ser utilizado tanto pelo público acadêmico quanto pelo privado.


Fonte: AI Univates