fbpx

Ao clicar em "Continuar navegando", você concorda com o uso de Cookies e com a Política de privacidade do site.

  • Banner-Agora-no-Vale-728x90px-Campanha-Institucional-Sicredi
  • DESKTOP ajustado 27455

Mudanças de rota podem ajudar a manter o cérebro ativo por mais tempo


Por Redação / Agora no Vale Publicado 11/09/2019 Atualizado 09/08/2021
 Tempo de leitura estimado: 00:00
  • Agora-No-Vale—Banner-Forquetinha—Aniversário-28-anosDESK

Dr Fábio Fraga fala sobre a importância de as pessoas não se deixarem levar pela rotina

Ivan Petrovich Pavlov, após algumas experiências, descobriu que o cachorro age de forma condicionada, ou seja, ao ouvir a campainha, mesmo que não tenha alimento, aumenta a quantidade de saliva de forma reflexa e “prepara” todo o sistema neuro-digestivo para receber a alimentação.

Geralmente acordamos todo dia à mesma hora, quando o despertador avisa, levantamos da cama, higiene matinal, olhamos o relógio e já está na hora de sair para o trabalho ou estudo.

A sirene da fábrica, relógio do ponto, celular ou o sinal da escola nos preparam para atividades rotineiras. O trabalho e estudo mantém corpo e mente em ação e saudáveis.

Tudo muito bom e produtivo, mas é importante não deixar que vire rotina ao agir de forma automática, com riscos à saúde física e mental, exemplos temos muitos, os mais tristes e impactantes são os dos familiares que esquecem crianças dentro do carro.

Pequenas mudanças de rota, diariamente, podem ajudar a manter o cérebro ativo por mais tempo, alterar a hora de acordar, se deslocar por caminhos diferentes, ler livros e revistas de vários estilos, enfim, não repetir o padrão.

Trazer para o consciente nossa vida, planejar, mudar, focar, perceber, sentir, assim, talvez, deixemos de salivar ao ouvir a campainha.

por Dr. Fábio Bonfim Fraga 
Colunista Agora no Vale

drfbfraga@gmail.com