Muçum atualiza plano de contingência com foco em eventos climáticos extremos


A Defesa Civil de Muçum concluiu a atualização de seu Plano de Contingência, focando na preparação para eventos climáticos extremos, como os que afetaram o município em 2023 e 2024. O trabalho foi realizado em parceria com a Defesa Civil Nacional e incluiu a validação do template da nova versão do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID), do Governo Federal.
Durante esta semana, o Coordenador da Defesa Civil de Muçum, Rodolfo Pavi, e o voluntário Fabrício Scottá participaram de reuniões com representantes da Defesa Civil Nacional, incluindo a Coordenadora de Capacitação, Giselle Paes Gouveia, e a Analista de Sistemas, Ana Cristina Costa Barbosa. As reuniões tiveram como objetivo revisar o Plano de Contingência e garantir que ele esteja atualizado conforme a realidade local, especialmente após os recentes eventos climáticos extremos.
Adaptação
O novo Plano de Contingência inclui ações detalhadas para lidar com inundações e outros desastres naturais, abordando desde cotas de risco, rotas de fuga e abrigos até a solicitação de recursos em situações de emergência. Segundo Rodolfo Pavi, a atualização é essencial para definir as responsabilidades e ações durante crises, garantindo uma resposta mais eficiente: “O plano de contingência é uma ferramenta fundamental para seguirmos um passo a passo em momentos de eventos extremos, como os vividos recentemente”, destacou o coordenador.
Validação
Muçum foi escolhido para validar o template do Plano de Contingência do Sistema S2ID, uma plataforma nacional que integra informações sobre desastres e facilita a solicitação de recursos em emergências. A escolha do município reflete o aprendizado rápido que Muçum teve nos últimos anos devido às enchentes e outros desastres. Giselle Paes Gouveia ressaltou: “Muçum aprendeu em 1 ano o que normalmente levaria 20 anos. Temos muitas informações para criar um sistema cada vez mais alinhado às reais necessidades dos municípios.”
O Plano de Contingência já foi registrado no Sistema S2ID e será apresentado em breve à população de Muçum, que poderá sugerir melhorias e participar de seu aperfeiçoamento contínuo. A participação popular será fundamental para garantir que o plano atenda às necessidades de todos os envolvidos.