fbpx

Ao clicar em "Continuar navegando", você concorda com o uso de Cookies e com a Política de privacidade do site.

  • DESKTOP ajustado 27455
  • Banner-Agora-no-Vale-728x90px-Campanha-Institucional-Sicredi

Motorista de Progresso retoma sonho de infância e cria miniaturas de caminhões


Por Redação / Agora no Vale Publicado 20/10/2021
 Tempo de leitura estimado: 00:00
  • Agora-No-Vale—Banner-Forquetinha—Aniversário-28-anosDESK

Fernando Giovanella, 37, retomou na fase adulta um antigo desejo da infância: fabricar os próprios caminhões de brinquedo. Há cerca de sete meses, o morador de Progresso criou a primeira réplica. Desde lá, já foram oito miniaturas montadas por ele.

Cada brinquedo leva cerca de 120 horas para ser finalizado, dependendo dos detalhes e tamanho. O trabalho é realizado na casa dos pais, em Bela Vista do Fão (Marques de Souza), local onde o artista improvisou um ateliê.

Giovanella trabalha como caminhoneiro. Então a montagem das miniaturas é feita em horários livres.

Ele utiliza madeira MDF para montar praticamente todo o caminhão. Os faróis e as lanternas são feitos com as sinaleiras de verdade, moldados por Giovanella. Única peça que compra pronta são as rodinhas de plástico.

Miniaturas chamam atenção pela riqueza de detalhes

Conforme ele, a preocupação com os detalhes impressiona as pessoas. Metade das réplicas que produziu foram comercializadas e há vários pedidos a serem feitos. O telefone para contato é (51) 99864-8705.

Em entrevista ao Agora no Vale, Giovanella fala sobre o início do passatempo, cita modelos que ainda pretende fazer e destaca a reação das pessoas ao verem as miniaturas prontas.

Entrevista

Agora no Vale – O que te motivou a fazer as miniaturas de caminhão?

Fernando Giovanella – Eu sempre gostei de caminhões. Na época de escola, a professora mandava fazer um desenho e o meu era de caminhão. Então é algo que vem lá de criança. Quando era mais jovem tentava fazer meus próprios caminhões, mas por falta de conhecimento e por não ter ferramentas acabava abandonando.

Agora no Vale – O que te fez resgatar essas tentativas na fase adulta?

Fernando Giovanella – Faz uns sete meses que retomei. Não sei, estava com tempo e comecei a fazer. Fiz tudo sozinho, pegando dicas de vídeos na internet.

Morador de Progresso improvisou um ateliê na casa dos pais para criar as réplicas de caminhões

Agora no Vale – Qual foi o primeiro caminhão que montou?

Fernando Giovanella – O primeiro que fiz foi um Mercedes 1620. Escolhi ele por ser um caminhão conhecido e porque meus tios têm esse modelo. Nos sete meses, fiz oito caminhões.

Agora no Vale – Qual a reação das pessoas quando conhecem teu trabalho?

Fernando Giovanella – Eles ficam admirados de como consigo chegar perto do real. Para mim é gratificante ver o pessoal comprando para dar de presente. Mulheres de caminhoneiros já me pediram para fazer miniaturas e presentear os maridos. É gratificante saber que faço parte desse tipo de homenagem.

Agora no Vale – Qual foi o trabalho mais difícil?

Fernando Giovanella – Foi uma Scania 113. Tive muita dificuldade pois ela tem bastante detalhes. Quero muito fazer um Mercedes 1113, aqueles redondinhos e bem antigos. É um veículo muito conhecido, acredito que chamará a atenção do pessoal.

Agora no Vale – O que pensa para esse hobby no futuro?

Fernando Giovanella – Por enquanto continuará sendo um passatempo, até porque tenho outras atividades e não consigo me dedicar tanto a isso. Tenho bastante pedidos e a ideia é continuar fazendo para amigos e para mim.