fbpx

Ao clicar em "Continuar navegando", você concorda com o uso de Cookies e com a Política de privacidade do site.

  • Banner-Agora-no-Vale-728x90px-Campanha-Institucional-Sicredi
  • DESKTOP ajustado 27455

Lions Quest será lançado na quarta-feira (23)


Por Redação / Agora no Vale Publicado 22/10/2019
 Tempo de leitura estimado: 00:00
  • Agora-No-Vale—Banner-Forquetinha—Aniversário-28-anosDESK

Programa de “Habilidades para a Vida”, referência em diversos países, terá em Estrela, com apoio do Governo Municipal, o primeiro caso da região

Aprovado como lei municipal (nº 7.203) em junho deste ano, o Programa Lions Quest não demorará mais muito para ser aplicado nas escolas municipais de Estrela. Seu lançamento oficial ocorrerá na próxima quarta-feira (23), em solenidade na sede social da Soges, a partir das 18h, na presença da comunidade escolar estrelense, autoridades políticas e sociais, imprensa e comunidade em geral. Na proposta, realizar aulas teóricas, práticas, ações e projetos junto às escolas do município tendo como meta desenvolver as chamadas “Habilidade para a Vida” e que, de forma direta ou indireta, envolverão toda a sociedade.

O programa da Fundação de Lions Clube Internacional (LCIF) é desenvolvido em mais de 50 países. No Brasil em algumas cidades. Estrela inaugurará o programa no Vale do Taquari. Com apoio do Lions Clube de Estrela e do governo local através da Secretaria Municipal de Educação (Smed), avançam os processos burocráticos, de implantação, e já se projeta sua arrancada prática. Esta se dará em março, no começo do ano letivo. Nas escolas, o Lions Quest é desenvolvido como uma disciplina semanal, inclusa na grade curricular, conforme a série do aluno e suas temáticas centrais: Habilidades para o Crescimento (5º ano); Habilidades para a Adolescência (do 6º ao 9º ano), que são as abrangidas pela rede municipal. Internacionalmente, o programa também trabalha o Habilidades para a Ação (Ensino Médio), ainda inédito no Brasil.

Serão 36 aulas anuais. Uma por semana em cada uma das escolas municipais, com alunos entre o 5º e 9º ano, correspondentes aos grupos Habilidades para o Crescimento e Habilidades para a Adolescência. As aulas serão ministradas por professores da rede municipal capacitados de acordo com as premissas e bases do programa. O Lions entra com a sua execução, a Smed com material didático e outros. Voluntários interessados em obter mais detalhes podem buscar informações com a assessora do Lions Quest no Distrito Múltiplo LD (PR, SC e RS), Ligia Beatriz Hoss.

Como objetivo primordial, unir o aluno, sua família, a escola e a comunidade onde estão inseridas em uma série de iniciativas que buscam incentivar o desenvolvimento sadio das crianças e dos adolescentes. Isto se dá através da estimulação de importantes habilidades como autodisciplina; autoconfiança; controle das emoções; bom senso e melhor comunicação (ouvir, falar e entender o que está sendo dito). Também tem como metas desenvolver as boas relações das crianças e jovens com os outros (resolução de conflitos); ajudar nas escolhas saudáveis (prevenção ao uso de álcool e drogas); aumentar o interesse na prestação de atos de cidadania e serviços voluntários à comunidade e ainda no aperfeiçoamento da “responsabilidade”: a capacidade de dizer “Não” e o compromisso ao dizer “Sim”.

De acordo com Ligia Beatriz Hoss, integrante ativa do Lions Estrela, o programa proporciona e desenvolve uma série de aprendizados e práticas que contribuem para o sucesso educacional e social dos jovens estudantes, e paralelamente, de familiares, em reflexo positivo à comunidade. “Os resultados onde ele já é realizado são excelentes. Buscaremos celebrar a diversidade e promover o respeito dos jovens por si mesmo e pelos outros; ajudar os adolescentes a resistirem às pressões negativas e dar apoio aos educadores, administradores e outras pessoas envolvidas no programa com o oferecimento de materiais, cursos de capacitação e serviços de acompanhamento”, explica. “O Lions Quest desenvolve habilidades que as relações humanas e a força de trabalho de Séc XXI requerem”, frisa ela.

Texto: Rodrigo Angeli

Foto: Divulgação/Lions/Prefeitura de Estrela