Lajeado reabre solicitação de vagas para as EMEIs


As inscrições são feitas sob agendamento por telefone
Foi reaberto nesta segunda-feira, 23, o preenchimento para solicitação de vaga nas Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs). As inscrições serão feitas presencialmente somente sob agendamento por meio de contato telefônico com cada escola.
Os pais e responsáveis dos alunos deverão agendar a solicitação de vaga na escola de referência do seu bairro. Caso o bairro não tenha uma EMEI, o agendamento deve ser feito na escola mais próxima da sua residência.
Na ficha de solicitação de vaga, os pais deverão indicar a primeira opção de escola (aquela em que estão fazendo a inscrição), e também a segunda e a terceira opção de EMEI mais próxima a sua moradia para que as vagas sejam preenchidas mediante proximidade.
Após a solicitação de vaga, os pais serão contatados para realizar a matrícula onde houver disponibilidade, seguindo os critérios de chamamento definidos pelo Conselho Municipal de Educação (COMED). Para alunos em idade obrigatória (4 e 5 anos), o período de matrículas é de 09 a 28/12/2020, e para os menores entre 0 e 3 anos, a matrícula deverá ser feita a partir de fevereiro de 2021.
Os documentos necessários para solicitação de vaga são:
– Cópia da certidão de nascimento da criança;
– Cópia do cartão do CAD/SUS da criança da cidade de Lajeado;
– Carteira de trabalho atualizada do pai e da mãe;
– Cópia da última folha de pagamento do pai e da mãe;
– Declaração fornecida pela empresa ou patrão com horário diário de trabalho da mãe;
– Cópia do comprovante de residência (conta de luz, água ou telefone; contrato de aluguel);
– Cópia do CPF e identidade da mãe e do pai;
– Declaração de autônomo ou faxinas autenticada em cartório.
Caso algum dos pais for empresário, os seguintes documentos também deverão ser apresentados:
– Cópia do alvará de licença;
– Cópia do contrato social da empresa;
– Cópia da declaração do imposto de renda pessoa física;
– Cópia do pró-labore.
Caso a família for beneficiária do Programa Bolsa Família, os seguintes documentos também deverão ser apresentados:
– Ficha Resumo do Cadastro (solicitar no CRAS);
– Último extrato do Bolsa Família.
Caso a família se enquadre na situação de alta vulnerabilidade social, será necessário junto aos documentos:
– Comprovante de encaminhamento para crianças em situação de alta vulnerabilidade social, submetidas a medida de proteção com acolhimento institucional, cadastradas no CADÚNICO, encaminhadas pelo CREAS, CAPSI, ou Promotoria de Justiça;
Caso o aluno tiver deficiência e indicação de inclusão escolar, será necessário apresentar:
– Laudo médico com Classificação Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID)
Caso a mãe do aluno seja estudante do Ensino Fundamental, será necessário apresentar:
– O atestado atualizado de matrícula da mãe