Jovem de Paverama procura doador de medula


Família e amigos organizam transporte para levar os voluntários para um breve exame de sangue em Porto Alegre
A estudante de enfermagem, Jaqueline Kolling Borges, 21, precisa enfrentar duas sessões de quimioterapia mensais até encontrar um doador compatível de medula óssea, e a partir de aí avançar no tratamento. Ela mora em Paverama com a família, e está em tratamento no Hospital Bruno Born (HBB) desde fevereiro de 2018, quando veio o diagnóstico.
Após oito sessões realizadas no ano passado, havia a esperança de que o câncer estaria em estado de remissão, e que poderia ser iniciado o tratamento de manutenção por dois anos. Mas há cerca de dois meses a doença voltou a se manifestar e a jovem teve que ser internada outra vez, com um tratamento mais intenso. De acordo com a família, o transplante é a maior esperança, e não foi encontrado entre os familiares alguém que seja 100% compatível.
Pai de Jaqueline, Leandro da Silva Borges pede que as pessoas se voluntariem a participar de um exame para detectar a possível compatibilidade. O processo consiste na retirada uma pequena quantidade de sangue do candidato para identificar as características genéticas.
Borges também precisa de ajuda de alguma empresa de transportes para levar as pessoas para Porto Alegre, local mais próximo onde o exame pode ser realizado. O Hemocentro fica na avenida Bento Gonçalves, nº 3.722 – Partenon. Quem quiser ajudar entre em contato com ele pelo telefone (51) 99671-9315.
Amigos fazem campanha
A campanha de amigos de Jaqueline, feita em sua maioria pela internet, já rendeu diversos voluntários. Mas de acordo com Francis Taini da Silva Lopes, de Teutônia, são necessários muito mais até o doador compatível ser encontrado. Ela organiza uma viagem para a próxima semana para 45 voluntários de Teutônia e municípios vizinhos. A Administração de Teutônia acenou com o auxílio no transporte. Voluntários podem entrar em contato com Francis por meio do telefone (51) 99763-8851.


Reportagem Leonardo Heisler/Agora no Vale