fbpx

Ao clicar em "Continuar navegando", você concorda com o uso de Cookies e com a Política de privacidade do site.

  • DESKTOP ajustado 27455
  • Banner-Agora-no-Vale-728x90px-Campanha-Institucional-Sicredi

Inês produz bolachas decoradas e incentiva o espírito natalino


Por Redação / Agora no Vale Publicado 12/12/2020
 Tempo de leitura estimado: 00:00
  • Agora-No-Vale—Banner-Forquetinha—Aniversário-28-anosDESK

Inês aprendeu a receita de sua mãe e agora usa uma pitada de carinho a cada encomenda

Olhos, nariz e até barba. Cada Papai Noel feito de bolacha na casa de Inês Cecilia Sulzbach, 53 anos, de Lajeado, recebe um carinho especial e transborda fraternidade. A deliciosa receita germânica de bolachas de Natal foi compartilhada de mãe para filha há anos na família dela e nos últimos 6 anos, Inês a compartilha com outras famílias como renda extra. A venda é por um valor simbólicos para incentivar a tradição natalina.

Todo o processo é feito manualmente. Inês desenha cada detalhe e depois pinta elas. “Amo fazer bolachas. Faço pelo prazer da arte em comida e também porque é gratificante observar o olhar encantado das pessoas quando recebem o produto.”

Hoje as bolachas de Natal se tornaram uma opção de lembrança simbólica. “Além de ser um presente de menor valor, representa muita para quem recebe, por que é feito com carinho. E as pessoas cada vez mais procuram afeto nas coisas.”

A lembrança da infância

As bolachas são uma tradição antiga de Natal. Inês lembra que sua avó e sua mãe reuniam as crianças da família para juntos produzirem muitos biscoitos. Ela conta que a mesa era grande e a mãe abria a massa sobre ela para as crianças colocarem os moldes e depois de assadas, pintarem. “As bolachas tem cheiro da nossa infância. Todos os clientes afirmam o mesmo.”

Desde pequena Inês sempre foi a responsável por enfeitar as bolachas. “Claro que naquela época o enfeite era os confetes e o merengue.” Hoje, ela se aperfeiçoa em cursos e tenta colocar arte em cada detalhe.

Da família ficou a receita da massa e um cortador de coração – uma verdadeira relíquia – que era de sua avó. “Me emociono e meu coração se enche de felicidade toda vez que o uso.”

Sorriso das crianças a motivou

Inês conta que começou a fazer bolachas em novembro de 2014 para decorar a árvore de Natal da escola. “Tínhamos poucos enfeites e resolvi me aventurar a fazer biscoitos. Por dias passei dia e noite fabricando.” Conta que a árvore ficou repleta de enfeites comestíveis. “Na segunda-feira quando as crianças chegaram a escola e viram a árvore ficaram encantadas. Logo pensaram que o Papai Noel tivesse passado por la.”

Os pais das crianças impressionados com a reação delas começaram a fazer encomendas para fazer o mesmo em casa e Inês passou a produzir bolachas em épocas especiais.

Sem lactose

Os biscoitos de mel são feitos com especiarias, mas a base de água e gordura vegetal, então podem ser consumidas por quem tem intolerância à lactose.

Como encomendar

Além dos biscoitos de Natal e Páscoa, Inês também produz lembranças de chá de casa nova,  fralda, batizados, aniversários e outros. Como a produção é uma renda extra, tudo é feito por encomenda.

Para este Natal, os pedidos podem ser feitos até do dia 19 de dezembro no whats 51 9 9222-8141.

Redação