fbpx

Ao clicar em "Continuar navegando", você concorda com o uso de Cookies e com a Política de privacidade do site.

  • Banner-Agora-no-Vale-728x90px-Campanha-Institucional-Sicredi
  • DESKTOP ajustado 27455

Índice aponta excelência em gestão fiscal em Forquetinha


Por Redação / Agora no Vale Publicado 05/11/2021
 Tempo de leitura estimado: 00:00
  • Agora-No-Vale—Banner-Forquetinha—Aniversário-28-anosDESK

O município ocupa a 11ª posição do Vale do Taquari e a 63ª do RS. Prefeito destaca zelo com dinheiro público como diferencial

Com base no Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF), estudo elaborado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), Forquetinha é a 11ª cidade do Vale do Taquari com melhor desempenho fiscal, a 63ª no Rio Grande do Sul (497) e a 460ª no país (5.568).

Conforme o prefeito Paulo José Grunewald, a excelência em gestão fiscal é fruto do zelo com o dinheiro arrecadado e a sua boa aplicação. “Temos um cuidado rigoroso com cada centavo que arrecadamos. Se hoje somos reconhecidos pela eficiência, é porque sabemos administrar e investir o que é arrecadado de forma assertiva. Isso reflete em mais qualidade de vida, empregos, renda e favorece novos investimentos em todas as áreas.”

Grunewald atribui o bom desempenho à seriedade e ao trabalho do grupo. “Aplicamos o dinheiro em áreas com retorno garantido como a agricultura. Nunca gastamos mais do que arrecadamos. Existe planejamento estratégico e administramos com inteligência. Isso nos permite fazer praticamente todas as obras, como asfalto, construção de novos prédios, a manutenção de programas e a criação de novos, tudo com recursos próprios.”

Nos últimos anos foram aplicados mais de R$10 milhões em projetos. “Se tudo correr bem, vamos aumentar em até R$3 milhões nosso orçamento em 2021.”

Para saber

O IFGF apresenta uma radiografia completa da situação das contas públicas municipais e é construído com base em resultados oficiais declarados à Secretaria do Tesouro Nacional.

Quatro indicadores compõem o índice: autonomia, gastos com pessoal, investimentos e liquidez. A pontuação varia de zero a um, sendo que quanto mais próximo de um, melhor a gestão fiscal.

Texto e Foto Prefeitura de Forquetinha