fbpx

Ao clicar em "Continuar navegando", você concorda com o uso de Cookies e com a Política de privacidade do site.

  • Banner Sicredi Agora no Vale 728x90px

Hospital de Roca Sales é reinaugurado


Por Redação / Agora no Vale Publicado 27/10/2023
Ouvir: 00:00
  • Agora-No-Vale—Banner-Forquetinha—Institucional-WhatsappDESKTOP

Atingido pela enchente provocada pela passagem de um ciclone extratropical pelo Vale do Taquari, em agosto, o Hospital Roque Gonzales, em Roca Sales, foi oficialmente reinaugurado nesta quinta-feira (26/10) com a presença da secretária da Saúde, Arita Bergmann. 

A instituição foi recuperada com o repasse de R$ 150 mil do Governo do Estado, através da Secretaria da Saúde, e doações da comunidade e de outras entidades, além do apoio dos municípios e hospitais da região. Outros R$ 400 mil do Estado foram destinados à Secretaria Municipal de Saúde.  

Os recursos permitiram a recuperação da estrutura do prédio, com a substituição da rede elétrica, a troca de aberturas nas portas e janelas de madeira por alumínio e do piso de cerâmica por piso vinílico. Também foram instalados novos forros de gesso nos consultórios médicos e banheiros, permitindo a retomada, no último dia 2, do atendimento à população.  

“Hoje estamos aqui com muita emoção para dizer que o hospital está vivo e que, para isso, contou com muitos apoios”, disse a secretária Arita na cerimônia que marcou a reinauguração. Ela ressaltou a importância da instituição para a comunidade e para os municípios vizinhos, lembrando da cena que encontrou ao visitar o local após a enchente, encontrando a secretária municipal de Saúde, Raquel Oestreich, e voluntários tentando remover a lama de dentro do hospital.  

“É uma cena que nunca mais vai sair da memória. Mas, naquela mesma cena, chegou uma van do município de Imigrante para oferecer doações. O sentimento daquele dia nos moveu a estarmos hoje novamente em uma instituição aberta à comunidade. Nós sofremos muito, mas a resiliência, o amor no coração, nossa capacidade de nunca deixarmos de sonhar faz diferença”, completou a secretária. 

Além da retomada do atendimento na estrutura atual, Estado e prefeitura vêm discutindo a construção de um novo hospital em uma parte mais alta de Roca Sales, em um terreno a ser cedido pelo município. A mudança de local evitará a repetição dos danos sofridos na enchente.  

“Quem esteve aqui quando a enchente aconteceu sabe o jeito que estava e hoje a gente encontra uma unidade de saúde bem melhor”, disse o prefeito Amilton Fontana. “Roca Sales sempre teve uma saúde de excelência. Temos o objetivo de que o novo hospital seja um hospital moderno e atenda às necessidades da nossa comunidade e municípios vizinhos”.