fbpx

Ao clicar em "Continuar navegando", você concorda com o uso de Cookies e com a Política de privacidade do site.

  • DESKTOP ajustado 27455
  • Banner-Agora-no-Vale-728x90px-Campanha-Institucional-Sicredi

HBB conta com equipe especialista na área de mamografia


Por Redação / Agora no Vale Publicado 19/02/2020
 Tempo de leitura estimado: 00:00
  • Agora-No-Vale—Banner-Forquetinha—Aniversário-28-anosDESK

Atendendo mais de dez convênios, Bruno Born realizou, em 2019, 7,7 mil exames na área

O câncer de mama é o que mais atinge mulheres no Brasil. O Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima que 29,5% dos casos da doença entre a população feminina sejam deste tipo de tumor.

Por isso a preocupação do Hospital Bruno Born (HBB), de Lajeado, em oferecer um serviço de destaque nesta área.

Atualmente, cinco profissionais médicos cuidam do setor de Mamografia. Eles são especialistas em mastologia, ginecologia e radiologia. Em 2019, 7.778 exames foram realizados – uma média mensal de 648.

Prevenção e tratamento

A mamografia é o exame mais eficaz para diagnóstico precoce da doença. Ela tem a capacidade de detectar lesões mínimas antes da sua manifestação clínica – ou seja, antes que se torne palpável. No exame é realizada uma radiografia das mamas, com baixa dose de radiação e através do equipamento conhecido como mamógrafo.

As imagens são digitalizadas e transmitidas diretamente para o computador, onde ficam armazenadas. Por ser um arquivo digital, o radiologista poderá ampliar, modificar o enquadramento ou ainda melhorar o contraste para comparar com exames anteriores, facilitando o diagnóstico.

Vantagens

A principal vantagem do exame digitalizado é a qualidade gerada, de alta definição, que permite uma visualização mais detalhada das mamas e torne mais fácil a percepção de pequenas alterações.

Sua maior capacidade está na detecção de microcalcificações agrupadas, uma das formas mais frequentes de manifestação do câncer, além de nódulos e outros sinais indiretos da presença da doença.

Quando o diagnóstico é realizado nessa fase, ainda no início da formação do tumor, evitam-se tratamentos mais agressivos, como quimioterapia e radioterapia. Assim, as chances de cura se tornam muito maiores.

Saiba mais

Exames de mamografia podem ser feitos no HBB através dos seguintes convênios:

Unimed, IPE/IBCM, Central de Convênios, Geap, Cabergs, Bradesco, Saúde Caixa, Doctor Clin, Cassi e São Camilo.

Os agendamentos podem ser feitos pela Central de Marcação de Exames presencial ou por telefone – (51) 3714-7590. Também há possibilidade de agendamento online pelo site www.hbb.com.br


Foto: Cláudia Arend