fbpx

Ao clicar em "Continuar navegando", você concorda com o uso de Cookies e com a Política de privacidade do site.

  • Banner Sicredi Agora no Vale 728x90px

Governo de Lajeado lança edital para nova ponte que substituirá ponte de ferro

Ponte provisória de ferro será construída por empresa neste período


Por Redação Publicado 27/05/2024
Ouvir: 00:00
  • Agora-No-Vale—Banner-Forquetinha—Institucional-WhatsappDESKTOP
Ponte de ferro destruída

A Prefeitura de Lajeado publicou no Diário Oficial Municipal do dia 24/05, última sexta-feira, o edital para a contratação da construção da nova ponte que ligará os municípios de Lajeado e Arroio do Meio. A nova estrutura será construída no local onde ficava a antiga Ponte de Ferro, cuja estrutura foi derrubada pela força das águas no dia 02/05, durante a enchente. 

A nova ponte terá duas pistas (ida e volta), com 8m de largura e 102,30m de comprimento, e será executada com um misto de ferro e concreto. A ponte fará a transposição do Rio Forqueta entre Lajeado (na altura da Avenida Senador Alberto Pasqualini, no bairro Universitário) e Arroio do Meio (na altura da estrada geral de acesso a Lajeado).O valor total da ponte, considerando projeto executivo e execução da obra, é de R$ 11.804.186,92. Deste valor, R$ 6.753.600,00 já foram repassados pelo Governo Federal por meio da Defesa Civil Nacional, após pedido dos municípios de Lajeado e Arroio do Meio, e o restante do recurso está sendo assegurado neste momento pelo município de Lajeado, sendo este valor oriundo do superávit de 2023. Não há, até este momento, a participação de recursos privados ou vindos de arrecadações coletivas (as populares “vaquinhas”) na construção desta obra.

Projeto nova ponte

A contratação será feita por meio de dispensa de licitação. A dispensa neste caso tem amparo legal na necessidade urgente de realização da obra em razão do estado de calamidade decretado nos municípios, e este processo caracteriza-se pela simplificação dos procedimentos com o objetivo de agilizar a construção. Ainda assim, há disputa para a realização da obra e, nesta segunda-feira, 27/05, abriu-se o período para recebimento das propostas, e quaisquer empresas aptas que cumpram os requisitos podem participar. A sessão pública que definirá a empresa a ser contratada para fazer o projeto executivo e a execução da obra será realizada por meio de pregão eletrônico (meio digital) na sexta-feira, 31/05, às 9h.

Ponte temporária 

Até que esta nova ponte seja construída entre Lajeado e Arroio do Meio, uma empresa local está fazendo uma ligação temporária, com pista única, entre as duas cidades usando o pilar remanescente da ponte de ferro. A ideia é que esta obra emergencial esteja pronta em até 30 dias. Os recursos usados nesta obra emergencial são privados. Quando a nova ponte começar a ser construída, a ponte provisória deixará de operar para dar lugar às obras da nova estrutura.

Em paralelo a isso, o Exército trabalha na construção de uma ponte ligando Lajeado e Arroio do Meio na altura do bairro Planalto, em Lajeado, e a Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) atua no processo para a construção de uma nova ponte conectando as duas cidades pela ERS-130, onde havia uma ponte que também caiu durante a enchente de 02/05.

—————————————————————————————-