fbpx

Ao clicar em "Continuar navegando", você concorda com o uso de Cookies e com a Política de privacidade do site.

  • Agora No Vale – Banner Site Anuncie Conosco 728x90px
  • Banner Agora no Vale 728x90px

Governo de Estrela conquista três novos ônibus escolares e amplia em 40% frota própria

Veículos, todos obtidos através de verba federal, são resultados das ações do governo municipal ainda referentes à enchente de setembro de 2023. Um quarto veículo está em processo final de aquisição


Por Redação Publicado 28/06/2024
Ouvir: 00:00
  • Agora No Vale – Banner Site Anuncie Conosco 728x90px
28.06_ônibus escolares – novos – Pablo Reis (1) Estrela – agoranovale-lajeado

O Governo de Estrela, por meio da Secretaria de Educação (Smed), conquistou três novos ônibus escolares. O investimento, que totaliza mais de R$ 1,5 milhão, com fontes de recursos federais, é um passo significativo na melhoria do transporte escolar no município, tanto no quesito de renovação da frota própria como também de ampliação dos serviços.

Na tarde desta sexta-feira (28), o prefeito Elmar Schneider e a secretária de Educação, Elisângela Mendes, compareceram à empresa Volare, responsável pela aquisição dos veículos, para conhecer os mesmos. Os novos ônibus têm tração 4×4, câmera de ré, ar condicionado e outros requisitos e sistemas de segurança, entre eles a acessibilidade tipo DPM (dispositivo de poltrona móvel), que visa proporcionar maior conforto dos passageiros portadores de deficiência física. Os três veículos ampliarão em pelo menos 40% a frota própria da Secretaria Municipal de Educação (Smed) para transporte coletivo escolar.

28.06_ônibus escolares – novos – Pablo Reis (6) Estrela – agoranovale-lajeado

Resultado do esforço

As negociações para a aquisição dos veículos começaram antes das enchentes recentes. Na verdade, são fruto de um conjunto de esforços empenhados logo após a enchente de setembro de 2023. O anúncio já havia sido feito em janeiro, em Brasília, mas somente agora os veículos chegaram. O prefeito Schneider fez questão de enfatizar isso aos representantes da empresa. “As coisas não são tão fáceis como muitos imaginam. Fizemos a requisição destes veículos ainda no ano passado, no movimento pós-enchente de setembro de 2023, mas de uma demanda ainda anterior já percebida. Foram muitas horas de negociações, onde se destacam às vezes as nossas relações pessoais, e também é fruto de nossas idas à Brasília, onde aí sim temos a oportunidade de conversar frente a frente com os verdadeiros responsáveis”, afirmou o prefeito, relembrando por exemplo a conquista de também quatro novas escolas para Estrela, anunciadas recentemente, e obtidas igualmente através de recursos federais.

28.06_ônibus escolares – novos – Pablo Reis (4) Estrela – agoranovale-lajeado

Presente x futuro

A Secretária de Educação de Estrela destacou a importância dessa aquisição. “Desde o início, nossa intenção era melhorar o transporte escolar para acompanhar a construção de novas unidades e o crescimento da demanda. Com as enchentes, essa necessidade se tornou ainda mais urgente, pois tivemos que repensar o deslocamento de muitos alunos, cujas escolas foram destruídas pela força das águas”. 

Para Elis, os novos ônibus escolares não apenas representam um avanço na infraestrutura educacional de Estrela, mas também são um símbolo de resiliência e adaptação frente às adversidades. “A administração municipal reafirma seu compromisso com a educação e o bem-estar dos alunos, investindo em soluções que atendam às necessidades emergentes da comunidade escolar, mas também futuras, pois antes mesmo de ficarmos sem algumas escolas destruídas pela enchente de maio já tínhamos aberto as negociações para recebermos estes veículos. E se tudo der certo, vem mais em breve”, comentou, sobre o projeto encaminhado para a conquista de um quarto ônibus, este ainda maior.

 ————————————————————————

Texto: Rodrigo Angeli/AI Estrela

Fotos: Pablo Reis/Governo de Estrela