Fundo PIS é liberado para não correntistas da Caixa


A Caixa Econômica Federal começa a pagar nesta segunda-feira os recursos das cotas do Fundo PIS para cotistas que não têm conta no banco e que tenham menos de 60 anos
Caixa Econômica Federal começa a pagar nesta segunda-feira, 2, os recursos das cotas do Fundo PIS para cotistas que não têm conta no banco e que tenham menos de 60 anos. São 10,4 milhões de trabalhadores com direito ao saque das cotas do PIS em todo o Brasil. O pagamento das contas poderá movimentar até R$ 18,3 bilhões.
A liberação do Fundo PIS-Pasep começou no dia 19 de agosto e não há prazo para saques. Tem direito quem trabalhou com carteira assinada na iniciativa privada ou foi servidor público civil ou militar entre 1971 e 1988.
Os cotistas ou herdeiros poderão verificar se têm saldo a receber através do site do banco, no endereço www.caixa.gov.br/cotaspis. Para consultar é necessário o número do CPF ou o número do NIS do cotista, que pode ser encontrado no Cartão do Cidadão; na Carteira de Trabalho antiga; na página de identificação da nova Carteira de Trabalho; e no extrato do FGTS impresso.
Saiba mais
O Fundo PIS-Pasep é uma modalidade diferente do abono salarial. Tem cotas do PIS somente quem trabalhou com carteira assinada na iniciativa privada entre 1971 e 1988. Já as cotas do Pasep são detidas por quem trabalhou como servidor público ou militar no mesmo período. O valor existente nesse fundo é pago somente uma vez, ou seja, uma vez retirado o dinheiro por quem tem direito, o saldo é zerado.