fbpx

Ao clicar em "Continuar navegando", você concorda com o uso de Cookies e com a Política de privacidade do site.

  • DESKTOP ajustado 27455
  • Banner-Agora-no-Vale-728x90px-Campanha-Institucional-Sicredi

Fiéis de Lajeado organizam caravana para celebrar Madre Bárbara Maix em Caxias do Sul


Por Redação / Agora no Vale Publicado 22/10/2019
 Tempo de leitura estimado: 00:00
  • Agora-No-Vale—Banner-Forquetinha—Aniversário-28-anosDESK

Centenas de fiéis são esperados para a 10ª edição da peregrinação da Bem-Aventurada Bárbara Maix, em Santa Lúcia do Piaí, interior de Caxias do Sul/RS. A festa religiosa acontecerá no dia 10 de novembro e celebra as inúmeras graças recebidas por intercessão da religiosa que está em processo de canonização.

De acordo com a Irmã Anisia Thiele, secretária da Província Maria Mãe de Deus e integrante da comissão organizadora, caravanas de diversas cidades gaúchas e de Santa Catarina se organizam para participar da celebração em honra à fundadora Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria. Em Lajeado, o Colégio Madre Bárbara organiza um ônibus para os fiéis que desejarem participar. O custo da passagem (ida e volta, mais almoço) custa R$ 60,00 e as reservas devem ser feitas pelo telefone (51) 3714-3341.

A peregrinação acontece na paróquia de Santa Lúcia onde, em 2010, foi erguido o monumento em memória ao milagre do menino Onorino Ecker. Em julho de 1944, com 4 anos de idade, o menino que foi curado de graves queimaduras por intercessão de Madre Bárbara. Desde então, anualmente, “é promovida a peregrinação para celebrar sua santidade, louvar e agradecer a Deus os favores divinos concedidos aos devotos da Bem-Aventurada Bárbara Maix e suplicar novas graças e bênçãos” disse Irmã Anisia.

Programação

Em preparação ao grande dia da peregrinação, a Paróquia de Santa Lúcia e as Irmãs do Imaculado Coração de Maria prepararam o “Tríduo dominical”, onde as Missas celebradas no domingo terão como tema a santidade de Bárbara Maix;

“Dia 20 de outubro foi refletido o tema da oração e da virtude da fé. Dia 27 serão as virtudes da humildade e da confiança. No dia 03 de novembro, virtudes da misericórdia, do perdão” disse a secretária provincial.

Já no domingo, dia 10 de novembro, acontece a 10ª Peregrinação. Centenas de fiéis são esperados para as homenagens que começam às 10h. “Haverá Celebração Eucarística às 10 horas e, após, homenagem junto ao monumento do milagre” disse Irmã Anisia.

Bem-aventurada Bárbara Maix

Nascida na Áustria em 1818, Madre Bárbara Maix tornou-se a primeira mulher beatificada, no Rio Grande do Sul. Perseguida em Viena, pela sua opção de vida religiosa, mudou-se para o Brasil, em 1848. No ano seguinte, na cidade do Rio de Janeiro (RJ), fundou a Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria. Viveu no Brasil por 25 anos, dos quais, 11 no Rio de Janeiro. Viveu e trabalhou 14 anos em Porto Alegre. Faleceu em 17 de março de 1873, no Rio de Janeiro (RJ).

A vida cristã de Bárbara Maix, o testemunho de santidade e a cura milagrosa do menino Onorino Ecker foram essenciais o Papa Bento XVI proclamá-la Bem-Aventurada (ou beata, em italiano) em 06 de novembro de 2010. No último dia 14 de outubro, a Diocese de Caxias do Sul iniciou uma investigação sobre um suposto milagre atribuído à intercessão de Madre Bárbara. Se for aprovado, o caso será enviado para o Vaticano, onde o Papa Francisco decidirá a canonização. Com isso, Bárbara Maix poderá ser chamada de Santa e ser cultuada em todo mundo.

Crédito: Renata Leal