fbpx

Ao clicar em "Continuar navegando", você concorda com o uso de Cookies e com a Política de privacidade do site.

  • DESKTOP ajustado 27455
  • Banner-Agora-no-Vale-728x90px-Campanha-Institucional-Sicredi

Fechamento da Cápsula do tempo ocorreu com mais de 90 cartas


Por Redação / Agora no Vale Publicado 26/05/2021
 Tempo de leitura estimado: 00:00
  • Agora-No-Vale—Banner-Forquetinha—Aniversário-28-anosDESK

O município decidiu realizar o fechamento da nova cápsula no mesmo local, devido ao marco histórico e ao motivo original da escolha, que visa união e integração entre os bairros

A Administração Municipal de Teutônia promoveu no dia 24, dia do aniversário do município, o fechamento da cápsula do tempo, aberta em 07 de maio de 2021. A solenidade ocorreu no centro cívico do Centro Administrativo Municipal, com a presença de diversas entidades representativas, lideranças da comunidade que participaram do fechamento da Pedra Retangular em 1984, os vereadores e os ex-prefeitos Silvério Luersen e Jonatan Brönstrup. Todos os ex-prefeitos foram convidados, mas alguns não puderam comparecer em virtude de compromissos profissionais.

O município decidiu realizar o fechamento da nova cápsula no mesmo local, em virtude do marco histórico e do motivo original da escolha, que visa união e integração entre os antigos distritos, atuais bairros, e suas comunidades.

Durante a gravação da Websérie “Nossa Terra, Nosso Chão Querido”, composta por 12 episódios, que estão sendo veiculados no Facebook, Instagram e Youtube da Prefeitura de Teutônia, durante o mês de maio, a fim de homenagear o povo teutoniense por seus 40 anos de história, os entrevistados que participaram do processo de emancipação, assim como, da cerimônia de inauguração da Pedra Retangular do Centro Administrativo, foram quem revelaram a existência da cápsula enterrada em 1984.

Infelizmente, devido a ação do tempo, não foi possível identificar a documentação, além das moedas da época e pequenos pedaços de papeis que se mantiveram preservados. Mas foi neste momento que o município percebeu, ainda mais, a importância do acervo histórico, de resgatar e manter viva a história do povo de Teutônia. Tantas histórias foram contadas por pessoas da comunidade teutoniense, que viveram esse processo de emancipação e acompanharam a evolução de Teutônia nestes 40 anos, com suas memórias preservadas, ricas em detalhes e fatos que somente agora estão sendo contados.

Foi pensando nesta riqueza histórica que o município decidiu promover o novo fechamento da cápsula, com cartas escritas por autoridades e entidades representativas, que tanto contribuíram e ainda contribuem para o crescimento e desenvolvimento de Teutônia, o que resultou em mais de 90 cartas, incluindo as escritas pelas escolas.

Também foram colocadas as cópias de alguns dos documentos depositados na pedra retangular de 1984, as quais foram cedidas pela munícipe Gelci Christ. Junto a essa documentação, foram incluídas as cartas produzidas pelas crianças da educação infantil até o 9º ano, durante o concurso cultural Cápsula do Tempo, realizado entre todas as escolas do município, assim como, uma máscara, que simboliza o momento pandêmico que estamos vivendo, e edições dos jornais da “Folha Popular” e “O Informativo”, ambos de Teutônia.

A vedação da cápsula ocorreu após a mensagem e benção do padre Eduardo Schuster, Pastor Márcio Frank e pastor Ricardo Wagner, que representaram as instituições religiosas. Também estiveram presentes os pastores Gerson Echelmeier e Evanice Adriana Beise.

O prefeito Celso Aloísio Forneck reforçou a importância em unir cada vez mais a população, as comunidades, e deixar de lado as disputas partidárias. “Teutônia está acima de qualquer grupo político e acredito que a união, o esforço coletivo e a participação das comunidades é que farão a diferença em nosso município. Precisamos pensar a política de forma diferente, unindo e ouvindo as pessoas, fazendo com que todos se sintam parte da construção e desenvolvimento de Teutônia”, reforça.