Ao clicar em "Continuar navegando", você concorda com o uso de Cookies e com a Política de privacidade do site.

Estrela Multifeira – Palestra em Estrela discute Perspectivas do Agronegócio Brasileiro


Por Redação / Agora Publicado 07/09/2019
Ouvir: 00:00

O evento, acompanhado por lideranças, representantes de empresas e de entidades, extensionistas rurais, agricultores e estudantes, integra a ampla programação da Estrela Multifeira, que segue até o próximo domingo (08/09), no Porto de Estrela.

Como forma de celebrar o dia do Empreendedor Rural foi realizada na quinta-feira (05/09), a palestra “Perspectivas do Agronegócio Brasileiro”, ministrada pelo engenheiro agrônomo e ex-ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues. O evento, acompanhado por lideranças, representantes de empresas e de entidades, extensionistas rurais, agricultores e estudantes, integra a ampla programação da Estrela Multifeira, que segue até o próximo domingo (08/09), no Porto de Estrela.

Em sua fala, Rodrigues fez um resgate histórico que evidenciou o crescimento da produção de grãos, de suínos, de aves – esta, tendo aumentado em 470% desde o começo dos anos 90 – e de bovinos no Brasil nos últimos anos, salientando aquilo que ele considera uma possibilidade: de que o País se torne maior produtor de alimentos do mundo até 2050 e tenha, consequentemente, segurança e soberania alimentar. “E para que este intento seja alcançado é necessário que entidades ligadas ao setor pressionem os governos e as lideranças para que haja políticas públicas de qualidade”, analisa.

Além da oferta de crédito rural, Rodrigues acredita que melhorias em infraestrutura e logística e mesmo na imagem do Brasil no exterior – o que fortaleceria os acordos bilaterais – podem ser o caminho para que a nação tenha uma plataforma que, de fato, fortaleça o agronegócio. “O mundo olha para o nosso País e demanda que possamos aumentar em 40% a produção de alimentos nas próximas décadas”, enfatiza. “Temos que modificar a visão do agricultor como o Jeca Tatu”, salientou, fazendo referência ao personagem criado por Monteiro Lobato.

Além de trazer um painel do agronegócio brasileiro e de possíveis caminhos para seu crescimento, Rodrigues valorizou as cooperativas – tendo ele mesmo integrado entidades do tipo, como parte de seu currículo, no passado. Ao final da palestra, houve uma rodada de conversa em que esteve presente o gerente regional da Emater/RS-Ascar, Marcelo Brandoli, que reforçou o papel da extensão rural como elo entre tecnologia e pesquisa e o agricultor, destacando também a importância de políticas públicas de qualidade para manutenção do serviço.

Participaram também da mesa redonda o presidente da Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul (Ocergs) e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/RS), Vergílio Perius, o diretor executivo da cooperativa Sicredi Ouro Branco Neori Abel, o presidente da Certel Energia Erineo Hanemann, o diretor presidente do Conselho de Alimentação da Dália Alimentos Gilberto Piccinini e o presidente executivo da Dália Alimentos Carlos Alberto Freitas.

Sobre a Estrela Multifeira

A Estrela Multifeira é uma feira que visa a impulsionar as potencialidades do Vale do Taquari. Agro, negócios, entretenimento e toda a cultura da região é apresentada em uma estrutura ampla, que garante conforto, segurança e qualidade para expositores e visitantes. Com expectativa de público próxima das 50 mil pessoas, a feira tem entre suas atrações as agroindústrias familiares, o artesanato, a feira comercial, industrial e de serviços, o salão da cadeia produtiva do leite, a exposição de animais, as atrações culturais, as atividades técnicas e o parque de diversões, entre outras.