fbpx

Ao clicar em "Continuar navegando", você concorda com o uso de Cookies e com a Política de privacidade do site.

  • Banner-Agora-no-Vale-728x90px-Campanha-Institucional-Sicredi
  • DESKTOP ajustado 27455

Estrela Multifeira – Feira da Agricultura Familiar é destaque


Por Redação / Agora no Vale Publicado 07/09/2019
 Tempo de leitura estimado: 00:00
  • Agora-No-Vale—Banner-Forquetinha—Aniversário-28-anosDESK

Apoiados pela Emater/RS-Ascar, todos os empreendimentos estão inclusos no Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf),

Os visitantes que passam pela 6ª Estrela Multifeira – que segue até domingo (08/09), no Porto de Estrela – dificilmente conseguem desviar o olhar para a Feira da Agricultura Familiar. Em destaque, no corredor de entrada, o espaço é organizado pela Emater/RS-Ascar em parceria com a Secretaria de Agricultura e com investimento da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) do Governo do Estado. 

No local estão mais de 30 produtos tipicamente coloniais, como, pães, cucas, biscoitos, embutidos, queijos, geleias, melado, cachaça, vinhos e até chips de batata doce, que são comercializados por 38 famílias de 22 municípios diferentes. Apoiados pela Emater/RS-Ascar, todos os empreendimentos estão inclusos no Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf), que os torna aptos nas esferas sanitária, tributária e ambiental.

Estreante em feiras, a agricultora Sandra Purper trouxe para a Multifeira cerca de 1.400 vidros de geleias de sabores variados, como, uva, morango com amora, abacaxi com pimenta, mamão com laranja e bergamota, entre outras – todas elaboradas com frutas da estação, colhidas na propriedade. Além dos doces, a agroindústria Horta Purper – que será inaugurada oficialmente no dia 11 de setembro – também comercializa caponata, molho italiano e tomate seco. “A maior expectativa é poder apresentar oficialmente os nossos produtos”, salienta a produtora.

Se Sandra está dando os primeiros passos em feiras, o mesmo não se pode dizer de Marlete Mezacasa, da agroindústria que leva o sobrenome da família. Com experiência de mais de 10 anos em eventos do tipo, já participou de Expointer, Expodireto e Expoagro Afubra, além de outras feiras mais “domésticas”, como a Expovale, sempre levando consigo as linguiças e os salames feitos com 100% de carne suína. “Acho que sempre é uma oportunidade de ter contato direto com o público, socializar e tornar o nosso produto mais conhecido”, avalia.

Para o assistente técnico regional em Agroindústria Familiar da Emater/RS-Ascar, Alano Tonin, a feira é um espaço de referência em que os consumidores podem encontrar uma ampla variedade de produtos coloniais, com menor uso de ingredientes químicos e gostinho caseiro. “Já para os empreendedores, a venda direta se torna um atrativo, já que sem um ‘atravessador’, o valor da venda é repassado integralmente a ele”, salienta.

Espaço Cadeia Produtiva do Leite

Além de apoiar as agroindústrias familiares, a Emater/RS-Ascar está presente no Espaço Cadeia Produtiva do Leite – local em que há mostra de animais, como, bovinos, aves, coelhos, ovinos e peixes. Já no Espaço da Sustentabilidade é possível conferir o jardim comestível, um modelo de cisterna e um sistema para compostagem doméstica, além de mostra de produtos orgânicos. No local também estão dispostos maquinários e equipamentos variados.

Sobre a Estrela Multifeira

A Estrela Multifeira é uma feira que visa a impulsionar as potencialidades do Vale do Taquari. Agro, negócios, entretenimento e toda a cultura da região é apresentada em uma estrutura ampla, que garante conforto, segurança e qualidade para expositores e visitantes. Com expectativa de público próxima das 50 mil pessoas, a feira tem entre suas atrações as agroindústrias familiares, o artesanato, a feira comercial, industrial e de serviços, o salão da cadeia produtiva do leite, a exposição de animais, as atrações culturais, as atividades técnicas e o parque de diversões, entre outras.

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar – Regional de Lajeado