fbpx

Ao clicar em "Continuar navegando", você concorda com o uso de Cookies e com a Política de privacidade do site.

  • Banner Sicredi Agora no Vale 728x90px

Estrela apresenta potencialidades para investidores dos Emirados Árabes Unidos


Por Redação / Agora no Vale Publicado 17/04/2019
 Tempo de leitura estimado: 00:00
  • Agora-No-Vale—Banner-Forquetinha—Institucional-WhatsappDESKTOP

Conselheiros do Fundo de Desenvolvimento de Abu Dhabi visitaram região na segunda-feira

Com o objetivo de reforçar parcerias com o Brasil e investir no Estado, conselheiros do Abu Dhabi Fund for Development (ADFD), dos Emirados Árabes Unidos, estiveram em Estrela nesta segunda-feira (15.04). Sharif Alsuwaidi e Tariq Saeed Obaid reuniram-se com lideranças políticas e empresariais, às quais expuseram os objetivos da visita e receberam informações sobre as potencialidades do município e do Vale do Taquari.

Acompanhados de assessores da Embaixada dos Emirados Árabes Unidos, foram recepcionados pelo prefeito em exercício Valmor Griebeler, secretários do Planejamento e Desenvolvimento Econômico Paulo Finck, e da Agricultura José Adão Braun; pela presidente do Codevat, Cíntia Agostini, e assessores, no Gabinete do Executivo.
 No encontro, receberam as primeiras informações sobre a infraestrutura do município e do Vale, como o Porto de Estrela, que está em processo de municipalização, entre outras. Em relação ao setor primário, foram destacados os investimentos nas áreas da avicultura – Estrela produz em média 35 milhões de aves/ano – e na produção de leite, que chega a 40 milhões de litros/ano, com alta tecnologia e dentro das normas sanitárias, principalmente por meio da integração.  Visitas O roteiro incluiu visita ao Porto e ao Aeródromo Regional do Vale do Taquari, em Estrela, e à unidade da BRF e Univates, em Lajeado. Também fizeram um sobrevoo de helicóptero até a barragem de Bom Retiro do Sul. Ao meio-dia houve um almoço com empresários, cooperativa e representantes de entidades, como o Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari (Codevat), Univates, Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Estrela;  Câmara da Indústria e Comércio do Vale do Taquari (CIC-VT), Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) e Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales). Na ocasião, os conselheiros do ADFD salientaram que o Fundo indicou a região para investimentos e que sua vinda ao RS é para conhecer a estrutura existente e verificar as possibilidades de negócio em infraestrutura e no setor primário.  Crescimento econômicoA ASFD financia projetos nos países em desenvolvimento, promovendo o crescimento econômico e social nesses locais. Já financiou 559 projetos, beneficiando 88 países. Também apoia o setor privado, atuando em várias áreas. O interesse no Rio Grande do Sul está focado no setor da agricultura, na compra de áreas para as várias culturas e instalações de processamento existentes e ainda a possibilidade de desenvolver projetos de campo verde, onde o Fundo construiria novas instalações. O financiamento de projetos de infraestrutura – estradas, energia, renováveis, barragens – está entre seus interesses. 
 O prefeito em exercício Valmor Griebeler salienta que o Governo Municipal tem o compromisso de desenvolver Estrela e o Vale do Taquari. Para isso, no entanto, são necessários investimentos de porte em infraestrutura, como no porto e aeródromo, por exemplo. “Sabemos que o município e o Estado não têm estas condições, por isto é importante trabalharmos para que estes projetos se viabilizem”, afirma. Informações mais detalhadas sobre o município serão encaminhadas aos representantes do Fundo para avaliação do ADFD.  Texto e fotos: Paulo Ricardo Schneider