Estado realiza reposição de kits do programa Mãe Gaúcha: Estrela e Cruzeiro do Sul entre os beneficiados


Foram distribuídos 1.985 novos kits para cobrir itens perdidos devido às enchentes em cinco municípios, dois deles no Vale
O governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), realizou, na segunda-feira (14/10), uma série de entregas para a reposição de kits do programa Mãe Gaúcha aos municípios que tiveram seus quantitativos parcial ou integralmente danificados em decorrência das enchentes de abril e maio.
As ações ocorreram em cinco cidades das regiões Metropolitana (Canoas, Eldorado do Sul e São Leopoldo) e do Vale do Taquari (Cruzeiro do Sul e Estrela). No total, foram distribuídos 1.985 novos kits.
“A primeira infância tem início na gestação, e a reposição reafirma o compromisso do governo com essa importante fase da vida”, salienta a diretora do Departamento de Atenção à Primeira Infância, Kenia Fontoura.
Programa Mãe Gaúcha
Lançado no início de 2024, o Mãe Gaúcha beneficia com kits de enxoval para bebê as gestantes em situação de vulnerabilidade social de 390 municípios que aderiram ao edital do programa. Cada kit é composto por peças essenciais para os primeiros meses do bebê – como cobertor, toalha de banho com capuz, casaquinho de moletom, macacões longos e curtos, bodies, culotes e meias, além de uma bolsa maternidade.
Compete às prefeituras participantes a entrega dos kits diretamente às beneficiárias. Na sua primeira edição, a iniciativa distribui 24,7 mil unidades.
São contempladas pelo Mãe Gaúcha gestantes a partir da 28ª semana de gravidez, inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) e que recebam o benefício do Bolsa Família (ou que estejam aguardando o deferimento da inscrição no programa). Além disso, as gestantes precisam estar com o pré-natal em dia.
Além de investimentos do Tesouro do Estado e do Fundo de Proteção e Amparo Social do Estado do Rio Grande do Sul (Ampara/RS), a iniciativa contou com recursos do Tribunal de Justiça do Estado (TJRS).