fbpx

Ao clicar em "Continuar navegando", você concorda com o uso de Cookies e com a Política de privacidade do site.

  • Banner-Agora-no-Vale-728x90px-Campanha-Institucional-Sicredi
  • DESKTOP ajustado 27455

Especialista em Justiça Restaurativa Kay Pranis participa de formatura de Facilitadores da Paz


Por Redação / Agora no Vale Publicado 24/10/2019
 Tempo de leitura estimado: 00:00
  • Agora-No-Vale—Banner-Forquetinha—Aniversário-28-anosDESK

Uma das maiores autoridades do mundo nos temas da Justiça Restaurativa e Círculos da Paz, a norte-americana Kay Pranis participou na manhã desta quarta-feira (23/10) da formatura dos facilitadores da paz capacitados pela Prefeitura dentro do programa Pacto Lajeado Pela Paz. O encontro, realizado no Salão de Eventos da Prefeitura, contou com a participação de dezenas de servidores e pessoas da comunidade que participaram dos treinamentos realizados desde agosto deste ano.

O evento contou também com a presença dos promotores de Justiça Sérgio Diefenbach e Neidemar Fachinetto, incentivadores do tema da Justiça Restaurativa, além do prefeito Marcelo Caumo, da vice-prefeita Gláucia Schumacher e de secretários municipais.

– Numa analogia ao esporte, ter a Kay Pranis conosco é como ter aqui um ídolo do futebol americano como Tom Brady – brincou Marcelo. – Aproveito para lembrar o símbolo do nosso Pacto Lajeado Pela Paz, que é formado por uma pomba formada por peças de um quebra-cabeça, que significam cada um de nós. Isso quer dizer que para que possamos alcançar a paz na nossa cidade temos que estar conectados. O futuro de Lajeado depende de nós e de quem conseguirmos conquistar para este projeto – disse.

Em seu pronunciamento, Kay Pranis elogiou a iniciativa de Lajeado e disse que, com a formação de tantos facilitadores, o município realiza um sonho dela própria, de ampliar o alcance dos círculos. Ela disse também que seguirá acompanhando o trabalho realizado na cidade.

– Está sendo maravilhoso estar aqui. Quanto eu viajar pelos Estados Unidos a trabalho, vou contar para todo mundo o que vocês estão fazendo aqui em Lajeado. Vocês já são uma inspiração para comunidades pelo mundo afora – disse Kay, em inglês, sendo traduzida por Fátima de Bastiani, que traduz seus livros no Brasil.

Kay Pranis chegou a Lajeado na segunda-feira e, na terça-feira, ministrou um workshop sobre Justiça Restaurativa na Unimed. Ela está no Brasil desde o início do mês, a convite da Associação de Juízes do Rio Grande do Sul – AJURIS, e está participando de eventos, palestras e workshops em diversas cidades do país para disseminar o tema. Em Lajeado, além do workshop e da formatura, Kay visitou ainda a Escola Municipal de Ensino Fundamental Francisco Oscar Karnal e a Escola Estadual de Ensino Fundamental São João Bosco. Ambas trabalham com círculos da paz. O juiz de Direito Luiz Antônio de Abreu Johnson, também incentivador do tema da Justiça Restaurativa, que não pôde estar presente na cerimônia de formatura, acompanhou Kay na visita às escolas.

Por meio de programas e ações especiais, o Pacto Lajeado Pela Paz quer fazer da cidade um exemplo de como é possível transformar realidades a partir de um processo de construção de uma cultura de paz. As formações de facilitadores da paz começou em agosto com servidores da Prefeitura interessados no tema e ampliou-se para outras comunidades. A ideia é disseminar os círculos como instrumento de promoção de paz nas comunidades. Por meio da Prefeitura, a instrutora Tânia Fröhlich Rodrigues já formou mais de uma centena de pessoas para o uso desta ferramenta. No evento, as turmas que concluíram a formação receberam o certificado e tiraram fotos com Kay Pranis.

– A formatura dos Facilitadores da Paz foi um momento de celebrar essa formação histórica no Brasil, pois até onde sabemos não há registro de tantos servidores de um órgão público sendo formados como facilitadores da paz, além das outras pessoas da comunidade. A participação de Kay Pranis com certeza motivou este grupo a realizar Círculos de Construção de Paz nos espaços de trabalho e na comunidade, promovendo espaços de conexão entre as pessoas – disse Tânia.

Sobre Kay Pranis

A norte-americana Kay Pranis, 71 anos, é matemática de formação. Faz treinamentos e escreve sobre círculos de construção de paz e justiça restaurativa. Ela trabalhou como planejadora de justiça restaurativa no departamento de correções do Estado de Minnesota de 1994 a 2003. Desde 1998, conduz treinamentos de círculo de paz nas mais diversas comunidades, como escolas, prisões, locais de trabalho, igrejas e famílias, desde a zona rural de Minnesota até o South Side de Chicago, e de Montgomery, no Alabama, à Costa Rica. Ela escreveu numerosos artigos a respeito de justiça restaurativa, a obra “Pequeno livro de processos circulares: Um novo/antigo enfoque à construção de paz”, e é coautora de “Círculo de construção de paz: do crime à comunidade”. Com este trabalho, Kay quer criar espaços nos quais as pessoas possam estar em conexão umas com as outras.