fbpx

Ao clicar em "Continuar navegando", você concorda com o uso de Cookies e com a Política de privacidade do site.

  • Agora No Vale – Banner Site Anuncie Conosco 728x90px
  • Banner Agora no Vale 728x90px

Encantado busca retomada na geração de empregos após enchente

A cidade teve 152 admissões contra 348 desligamentos,


Por Redação Publicado 01/07/2024
Ouvir: 00:00
  • Agora No Vale – Banner Site Anuncie Conosco 728x90px
cidade Encantado aereas 2024 – agoranovale-lajeado (2)

O mercado de trabalho de Encantado registrou um saldo negativo de empregos em maio de 2024, conforme dados recentes divulgados. A cidade teve 152 admissões contra 348 desligamentos, resultando em uma perda de 196 postos de trabalho.

A baixa tem como motivo a catástrofe climática de maio, que atingiu o município registrando além da inundação de grande parte da cidade, deslizamentos de encostas. A Administração Municipal traça estratégias para reverter o quadro, como a instalação de novo distrito industrial em área não alagável. O projeto de financiamento para aquisição de terras tramita no Poder Legislativo Municipal, aguardando votação favorável dos vereadores para que saia do papel.

cidade Encantado aereas 2024 – agoranovale-lajeado (1)

Desempenho por Setor

A indústria foi o setor mais impactado, com um saldo de -113 empregos, seguida pelo comércio (-37) e serviços (-34). A construção e a agropecuária também enfrentaram dificuldades, com saldos negativos de -7 e -5, respectivamente.

Logo após a primeira grande enchente, em setembro de 2023, a cidade havia sofrido perdas semelhantes e estava mostrando sinais de recuperação. De outubro de 2023 a abril de 2024, Encantado havia se recuperado, abrindo 201 postos de trabalho.

Comparativo Mensal

A análise dos primeiros cinco meses de 2024 mostra variações:

Os números reforçam o desafio para o mercado de trabalho local, especialmente em maio, o pior desempenho até agora em 2024, atribuído às intempéries climáticas.

O secretário municipal de Desenvolvimento de Encantado, Marcelo Casaril, afirma que o governo municipal e líderes empresariais estão cientes da situação, trabalhando em estratégias para reverter o quadro gerado pelo evento climático. “Iniciativas para atrair novos investimentos e a realocação de empresas através da instalação de um novo distrito industrial estão entre as ações em desenvolvimento para melhorar o cenário de emprego na cidade. Além disso, o SINE conta com mais de uma centena de vagas de trabalho disponíveis”, comenta.

Geração de Emprego no Vale do Taquari em Maio

  • Westfália: 36
  • Paverama: 16
  • Fazenda Vilanova: 7
  • Poço das Antas: 5
  • Sério: 3
  • Lajeado: -496
  • Estrela: -379
  • Arroio Do Meio: -354
  • Roca Sales: -211
  • Encantado: -196

Novas empresas

Por outro lado, 173 novas empresas buscaram se instalar em Encantado após a enchente de setembro de 2023, conforme dados da Prefeitura de Encantado. De acordo com Casaril, muitas empresas de outras regiões têm demonstrado interesse em se estabelecer em Encantado, já que o município apresenta algumas áreas seguras para instalação. “A notícia da instalação de novo distrito industrial aumentou a procura de empresas. São indústrias com capacidade de geração de empregos, que podem colaborar no processo de reversão do saldo negativo apresentado”, pontua.


Fonte: AI Encantado