fbpx

Ao clicar em "Continuar navegando", você concorda com o uso de Cookies e com a Política de privacidade do site.

  • Banner Sicredi Agora no Vale 728x90px

Em cenário de guerra, exército auxilia na desobstrução de vias em Cruzeiro do Sul

Viatura Blindada Especial está sendo utilizada


Por Redação Publicado 16/05/2024
 Tempo de leitura estimado: 00:00
  • Agora-No-Vale—Banner-Forquetinha—Institucional-WhatsappDESKTOP
Cruzeiro do Sul enchente limpeza ruas exército – agoranovale-lajeado (2)

Com diversas frentes trabalhando diante da catástrofe natural que atingiu o Vale do Taquari, Cruzeiro do Sul recebeu nesta semana um acréscimo do Exército Brasileiro.

Está em território cruzeirense a Viatura Blindada Especial de Engenharia (VBE Eng). O veículo é um blindado específico para apoio. No combate é utilizado para dar apoio para a tropa blindada. E na Defesa Civil é utilizado no apoio às áreas mais afetadas.

A viatura, de origem alemã, possui lâmina para terraplenagem, braço de escavadeira para resgates e escavações, guincho de mais de 90 metros para salvamentos, guindaste para içamento de cargas e aparelho para corte e solda.

Cruzeiro do Sul enchente limpeza ruas exército – agoranovale-lajeado (1)

O blindado pertence ao 5º Batalhão de Engenharia de Combate Blindado (5º BE Cmb Bld), localizado na cidade de Porto União-SC.

Na tarde desta quarta-feira (15) o veículo esteve no trecho devastado dos bairros Passo de Estrela e Zwirtes. Conforme o vice-prefeito, João Celso Führ, o Monga, o objetivo foi reabrir o caminho pela Rua Ruben Feldens, tomada por escombros diversos. Monga destaca que a partir desta quinta-feira equipes da RGE irão restabelecer a rede de energia elétrica que passava por esses bairros, entre Lajeado e o Centro de Cruzeiro do Sul. Os dutos da Corsan também devem ser recolocados.


Fonte: AI Cruzeiro do Sul / #agoranovale / Marcio Steiner