fbpx

Ao clicar em "Continuar navegando", você concorda com o uso de Cookies e com a Política de privacidade do site.

  • Banner-Agora-no-Vale-728x90px-Campanha-Institucional-Sicredi
  • DESKTOP ajustado 27455

Dia Estadual do Patrimônio Cultural terá programação em 12 cidades do Vale


Por Redação / Agora no Vale Publicado 16/08/2019
 Tempo de leitura estimado: 00:00
  • Agora-No-Vale—Banner-Forquetinha—Aniversário-28-anosDESK

Um dia para celebrar a cultura

A iniciativa é inédita, mas está mobilizando a região. Neste sábado e  domingo (17 e 18 de agosto), o Rio Grande do Sul vai celebrar, pela  primeira vez, o Dia Estadual do Patrimônio Cultural. A Secretaria da  Cultura (Sedac) propôs aos municípios e instituições que  desenvolvessem atividades culturais. No Vale do Taquari, 12 municípios  aderiram à iniciativa. No Estado, mais de 60 cidades lembrarão a data.

 O Dia Estadual do Patrimônio Cultural foi criado por meio do Decreto  nº 54.608, de 25 de abril deste ano, e institui o Dia Estadual do  Patrimônio Cultural e sua celebração no terceiro final de semana de  agosto. Em âmbito nacional, o Dia do Patrimônio Cultural é comemorado  em 17 de agosto – nascimento de Rodrigo Melo Franco de Andrade,  fundador do IPHAN e diretor da instituição por 30 anos.

No Estado e na região, as atividades em comemoração à data vão de  visitação guiada a prédios históricos e manifestações artísticas,  passando por oficinas e ações de educação patrimonial. Para Elóide  Zanotelli Delazeri, que é secretária de Educação e Cultura de Nova  Bréscia e presidente do Conselho de Dirigentes da Cultura/Associação  dos Municípios do Vale do Taquari (Codic/Amvat), a ação é uma  oportunidade para chamar a atenção da sociedade para a sua história.  “Ter um dia dedicado a isso lembra a população para suas igrejas, seus  memoriais, seus prédios antigos. As crianças que participarão das  atividades, por exemplo, tomarão conhecimento, irão valorizar o  patrimônio, olharão para isso de um modo diferente”, acredita a  presidente do Codic.

Conforme Elóide, algumas cidades do Vale do Taquari realizarão  atividades no decorrer do mês de agosto. “Ficamos muito satisfeitos,  pois desde que começamos a trabalhar para organizar esta data, um bom  número de municípios do Vale demonstrou interesse em participar”,  destaca.

No Estado, o Palácio Piratini, a sede do governo gaúcho, será aberta  no sábado (dia 17) para visitas guiadas. No mesmo dia, o governador  Eduardo Leite assina o Decreto de Regulamentação do Registro de Bens  Culturais Imateriais do Estado. Também será assinada a portaria de  tombamento da matriz do antigo Banco Pelotense (no centro de Pelotas)  e de outras três filiais do banco, situadas em Cachoeira do Sul, Rio  Grande e Santana do Livramento, passando a fazer parte do patrimônio  cultural do Estado.

Região mobilizada

Programação das cidades do Vale do Taquari para o sábado (17 de agosto):

Roca Sales

Visitação guiada ao Moinho Cruzeiro do Sul, doado ao Município para  futuro Centro Cultural.

Taquari

Exposição na Praça Matriz: trajes típicos açorianos, fotografias e  artesanato estarão expostos ao som de músicas açorianas. No altar da  Igreja Matriz será exposta, para contemplação, a imagem original  esculpida em madeira do padroeiro da cidade “São José”, que veio junto  com os povoadores açorianos em 1764.

Poço das Antas

Visitação a pontos turísticos. Alunos da Educação Infantil farão um  passeio de ônibus aos pontos turísticos para conhecer as belezas  culturais e naturais. Será feita uma caminhada até a igreja, cemitério  e praça para que as crianças possam compreender o presente por meio  das histórias do passado.

Fazenda Vilanova

Fazenda Vilanova abraça o Patrimônio Cultural – Abraço coletivo no  Casarão, roda de conversa sobre a história do município e apresentação  da Banda Marcial de Fazenda Vilanova.

Bom Retiro do Sul

Patrimônio Cultural – resgatando a história de Bom Retiro do Sul.  Visitação guiada para alunos de 5° ano do Ensino Fundamental e  professores. Conhecerão os ex-prefeitos e vices que fizeram parte da  história dos 60 anos da cidade e marcos relevantes que deixaram  durante seus mandatos, por meio das pesquisas realizadas pelas escolas  durante o Projeto de Resgate a Nossa História.

Cruzeiro do Sul

Resgatando Memórias –  um projeto que vem sendo desenvolvido por  alunos do curso de História da Univates, desde março de 2019. O grupo  vem se reunindo com os membros do grupo de idosos e tem feito um  resgate histórico/cultural de cada comunidade. Os integrantes estarão  explanando para a população com ajuda de fotografias e histórias  resgatadas.

Arvorezinha

Divulgação do Doce de Jaracatiá – o doce é uma especialidade culinária  que reúne simplicidade, sabor e tradição. É comum na cidade de  Arvorezinha e está presente nas comemorações ou simplesmente na  sobremesa do dia a dia. Na região, é pouco conhecido, o que faz com  que seja exótico e exclusivo.

Paverama

Roda de conversa, fotos antigas e relatos sobre o Patrimônio Cultural  do município. A professora aposentada e escritora de dois livros sobre  o município de Paverama, Nair Dupont, vai palestrar e contar um pouco  mais sobre o Patrimônio Municipal.

Nova Bréscia

Caminhada guiada pela Praça – será uma caminhada guiada pela corte do  município, em que será explanada a história da praça, dos principais  monumentos e também de alguns prédios, como a Igreja Matriz São João  Batista, o Salão Paroquial, Escola Estadual Nova Bréscia, prédios  comerciais e construções históricas.

Estrela

Estrela Histórica: a memória na era digital – exposição de fotos  antigas de Estrela mostrando seu patrimônio cultural com uma roda de  conversa. As fotos selecionadas poderão ser curtidas na página da  Secultur Estrela no Facebook. Os depoimentos da roda de conversa serão  filmados, pois podem surgir lembranças que os estrelenses possuem  destes locais históricos. Com esta filmagem será produzido um  audiovisual com os registros da história oral. Também haverá  apresentações musicais e dança, retratando a cultura das principais  etnias que povoaram o território.

Doutor Ricardo

Doutor Ricardo – Terra do Filó – missa resgatando a religiosidade e,  após, filó típico da cultura italiana com a partilha de um prato para  dividir com amigos na Igreja Matriz São Caetano.

Coqueiro Baixo

Aulas com jogos, visitas e exposições voltadas para estudantes, com o  objetivo de despertar nos alunos e em toda a comunidade escolar, a  consciência da importância da conservação e preservação do patrimônio  público e da valorização do patrimônio imaterial presente na sociedade  a partir da realidade da escola, provocando situações de aprendizado  sobre o processo cultural.

Crédito: Plural Comunicação Integrada
Foto: Divulgação/Secultur Estrela