fbpx

Ao clicar em "Continuar navegando", você concorda com o uso de Cookies e com a Política de privacidade do site.

  • Agora no Vale 728x90px

Definidos primeiros painelistas do seminário de Muçum sobre inundações e cheias no Vale do Taquari

Primeira etapa ocorre dia 17, a partir das 8h, sendo aberto ao público


Por Redação Publicado 07/02/2024
 Tempo de leitura estimado: 00:00
  • Agora-No-Vale—Banner-Forquetinha—Aniversário-28-anosDESK

Atento e consciente das necessidades de uma maior discussão, mobilização e qualificação quando o assunto são as cheias e enchentes, recorrentes e com maior poder de destruição no Vale do Taquari nos últimos tempos, diversas iniciativas buscam promover estes debates e qualificações. Um dos eventos é o anunciado 1º Seminário Inundações: Relatos, Estudos e Enfrentamento, promovido em Muçum pela Administração Municipal e a administração municipal de Muçum, em parceria com a Coordenadoria de Meio Ambiente e a Defesa Civil. Planejado para ocorrer em diferentes etapas, seminário já tem data e atrações da sua primeira fase.

O evento está marcado para o dia 17 de fevereiro, com início às 8h, no Restaurante Prato Pronto, situado no Bairro Guaporé (Loteamento José Marcolin).

Dividido em diversos painéis, o seminário de forma geral abordará temas como o papel da CPRM e da Defesa Civil, casos de sucesso na mitigação de cheias (com foco especial em Blumenau) e estratégias de prevenção e adaptação.

Ao término das apresentações, haverá espaço para a participação do público, com oportunidades para sugestões e questionamentos.

O primeiro painel contará com a presença de dois palestrantes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), que trarão à Muçum estudos e informações relevantes sobre aspectos meteorológicos e hidrológicos.

Confira a programação detalhada:

08h15min às 09h

  • A bacia do rio Taquari-Antas e sua história de eventos de inundação;
  • Aspectos meteorológicos e hidrológicos das recentes enchentes (setembro e novembro de 2023);
  • Estudos em andamento sobre a temática na bacia Taquari Antas.

Palestrantes:

  • Sofia Royer Moraes: Engenheira Ambiental, doutoranda em Recursos Hídricos no IPH-UFRGS. Professora das Engenharias da Univates. Concentra suas pesquisas em eventos hidrológicos extremos.
  • Walter Collischonn: Doutor em Recursos Hídricos pela UFRGS. Pesquisador reconhecido na área de hidrologia, com ênfase em modelagem de processos hidrológicos. Suas pesquisas são focadas na representação matemática dos processos hidrológicos com ênfase na grande escala, incluindo previsão de cheias, desenvolvimento de modelos hidrológicos e de gestão de águas, e análise das interações entre clima e recursos hídricos.

Evento é aberto ao público de toda a região.

Muçum painel imundações cheias – agoranovale

AI muçum

#agoranovale