fbpx

Ao clicar em "Continuar navegando", você concorda com o uso de Cookies e com a Política de privacidade do site.

  • Banner Sicredi Agora no Vale 728x90px

Cruzamento das avenidas Senador Alberto Pasqualini e Amazonas recebe sinaleiras


Por Redação / Agora no Vale Publicado 18/01/2019
 Tempo de leitura estimado: 00:00
  • Agora-No-Vale—Banner-Forquetinha—Institucional-WhatsappDESKTOP

A Prefeitura de Lajeado, por meio do Departamento de Trânsito, finalizou esta semana a instalação de uma sinaleira no cruzamento das avenidas Senador Alberto Pasqualini com a Amazonas, no bairro Universitário

A Prefeitura de Lajeado, por meio do Departamento de Trânsito, finalizou esta semana a instalação de uma sinaleira no cruzamento das avenidas Senador Alberto Pasqualini com a Amazonas, no bairro Universitário. As novas sinalizações estão sendo finalizadas.

Com a intenção de garantir mais segurança à comunidade e reduzir os acidentes no local, foram instalados quatro novos semáforos, que substituirão as faixas elevadas, instaladas em maio do ano passado.

“Desde a implementação emergencial das faixas elevadas, reduziu o número de acidentes naquele cruzamento. Mesmo assim, os motoristas e moradores reclamavam dos perigos enfrentados diariamente na via. Com a instalação das sinaleiras, esperamos passar mais tranquilidade e segurança a todos”, explica o coordenador adjunto do Departamento de Trânsito, Sérgio Schneider.

Para a implementação, foi realizado um estudo de impacto, que apontou 32 pontos de conflitos no cruzamento. Sérgio Schneider explica que nos meses de janeiro e fevereiro, as sinaleiras funcionarão em caráter provisório. “Decidimos testar uma medida provisória nos meses de férias visto porque há menos movimento. Durante esse período, as sinaleiras funcionarão em quatro tempos de 20 segundos, permitindo a conversão à esquerda de ambos os lados. O Departamento de Trânsito vai monitorar o local e assim que as aulas iniciarem na Univates, vamos realizar um novo estudo para ver se há necessidades de ajustes. O funcionamento tem que ser bem elaborado para não provocar congestionamento em horas de pico nas principais avenidas da cidade”, explica Schneider.

Futuramente, está prevista a instalação de câmeras de videomonitoramento no cruzamento da Pasqualini e Amazonas, o que possibilitará a sincronia em tempo real para o Centro Integrado de Operações – Regional Lajeado (CIOp), que permitirá o acompanhamento do movimento de veículos no local.

Com as novas sinaleiras, Lajeado conta agora com 40 semáforos espalhados pelas cidade.

Texto e fotos Pietra Darde