fbpx

Ao clicar em "Continuar navegando", você concorda com o uso de Cookies e com a Política de privacidade do site.

  • DESKTOP ajustado 27455
  • Banner-Agora-no-Vale-728x90px-Campanha-Institucional-Sicredi

Consultora ajuda mães com dificuldade em amamentar


Por Redação / Agora no Vale Publicado 09/10/2019 Atualizado 02/09/2021
 Tempo de leitura estimado: 00:00
  • Agora-No-Vale—Banner-Forquetinha—Aniversário-28-anosDESK

Profissional dá dicas de como aumentar a produção de leite e ensina formas diferentes de amamentar

A amamentação é um dos momentos mais emocionantes e importantes da maternidade. Mas ela não é tão simples quanto parece. Por mais que para algumas mulheres amamentar seja praticamente um instinto, para outras pode ser um grande desafio. Para ajudar nesse processo, surge um novo serviço na região: a consultoria em amamentação.

Uma das profissionais é a fonoaudióloga e consultora, Joanna Moraes Telles. Ela já atua como consultora em amamentação há quatro anos na UTI Neonatal do Hospital Estrela e agora expande o trabalho para fora da casa de saúde devido a grande procura de mamães. Ela informa, apoia e guia mães e bebês nesse processo tão importante de amamentar.

E a procura é grande. De um atendimento semanal que tinha há dois meses, passou a ter seis atendimentos semanais no último mês. O crescimento é devido a divulgação do serviço, mas também porque cada vez mais as mães estão preocupadas em dar leite materno para seus filhos.

Joanna explica que as fórmulas prontas logo são oferecidas como opção quando a mãe não consegue amamentar. “As próprias latas das fórmulas de leites são douradas como se fossem valiosas como o leite materno. Mas não são. Nada substitui.”

A profissional que atende muitos bebês prematuros no hospital, destaca que o leite materno é o alimento mais importante e vale o esforço da mãe em tê-lo para oferecer.

Joanna agora faz uma pós graduação para se especializar ainda mais na área.

Principais problemas:

– bebê que não pega bem o seio da mãe;
– fissuras e feridas no seio;
– leite empedrado;
– sucção ineficiente do bebê;
– baixa produção de leite.

Contatos de Joana

Como funciona

A consultora em amamentação acompanha, orienta e oferece apoio para a dupla mãe-bebê e para a família, tanto durante a gravidez quanto no pós-parto. O foco é a boa evolução e estabelecimento do aleitamento materno, bem como na solução dos problemas que possam aparecer nessa fase.

A profissional auxilia na organização prática e emocional da mãe e do bebê, ensinando o manejo com o leite materno, instruindo sobre os utensílios utilizados para retirá-lo, acondicioná-lo e transportá-lo e como oferecê-lo ao bebê, sendo um apoio fundamental para a continuidade e prolongamento da amamentação.

Redação / redacao@agoranovale.com.br