Construção de nova ponte baixa entre Marques de Souza e Travesseiro deve começar em outubro
As obras para a construção de uma nova ponte baixa, que ligará os municípios de Marques de Souza e Travesseiro, estão previstas para começar em outubro, segundo a Associação de Amigos, criada com o objetivo de reconstruir a travessia que foi destruída por uma enchente em maio deste ano. A ponte provisória feita de contêineres e madeira ficou submersa recentemente após a elevação do nível do rio Forqueta, deixando as duas cidades novamente desconectadas.
Com a travessia comprometida e os acessos danificados, a comunidade local intensificou a demanda por uma solução permanente que permita o tráfego de veículos leves e caminhões. O novo projeto, já finalizado, prevê a construção de uma ponte com 120 metros de extensão e 4,5 metros de largura, que será erguida no local da antiga travessia.
Edna Kremer, presidente da Associação de Amigos, informou que o custo total do projeto é de R$ 2,6 milhões, dos quais já foram arrecadados R$ 1,3 milhão por meio de campanhas, doações via PIX e contribuições da Cooperativa Sicredi Integração RS/MG. Além disso, eventos como rifas, venda de produtos e galetos solidários têm ajudado a levantar fundos para a obra.
“Vamos continuar com as campanhas para arrecadar o valor restante. Este projeto é fundamental para a nossa comunidade e estamos totalmente comprometidos com a reconstrução da ponte. A nova estrutura permitirá a passagem tanto de veículos leves quanto de caminhões, garantindo a conexão entre os municípios”, afirmou Edna Kremer.
Como Ajudar
Contribuições para a construção da nova ponte podem ser feitas via PIX para a chave: travessiadaamizade@gmail.com.