fbpx

Ao clicar em "Continuar navegando", você concorda com o uso de Cookies e com a Política de privacidade do site.

  • Banner-Agora-no-Vale-728x90px-Campanha-Institucional-Sicredi
  • DESKTOP ajustado 27455

Conheça Théo, o papagaio digital influencer


Por Redação / Agora no Vale Publicado 07/05/2022
 Tempo de leitura estimado: 00:00
  • Agora-No-Vale—Banner-Forquetinha—Aniversário-28-anosDESK

Os pets cada vez mais conquistam espaço no convívio com as famílias, sendo considerados verdadeiros membros. Isso porque eles são fofos, adoráveis e estão sempre prontos para encher a casa de felicidade.

Abusam do carinho e das brincadeiras e assim ganham também espaço na internet, fazendo sucesso nas redes sociais para os animais.

Eles viralizam muito rapidamente, fazendo um muito sucesso entre os usuários. Alguns já se tornaram até digital influencers, com seus humanos mantendo uma rotina periódica de postagens, como é o caso do papagaio Théo, de Venâncio Aires.

A ave já tem 68 mil seguidores no Instagram. Ele é o animal de estimação do casal Marciel Ivan Schroeder, empresário do ramo da Eletrônica e Daiane Teixeira,  técnica em enfermagem, e estudante de Psicologia.

Entrevista

Agora no Vale – Quando vocês decidiram ter um papagaio de estimação?

Marciel e Daiane – Bom, desde criança eu (Marciel) sempre tive uma grande paixão pelos animais. Juntamente com minha família, sempre tivemos alguns pássaros em casa. No ano de 2019 já morando com minha noiva, adquiri uma calopsita, que foi meu primeiro pássaro. Então logo depois surgiu a ideia de ter um papagaio (que sempre foi um grande sonho para mim). Comecei uma pesquisa, a busca por informações sobre como e onde adquirir. Até que então descobri que a forma correta de se ter um papagaio ou qualquer outra ave silvestre em casa era comprando de um criadouro autorizado pelo Ibama. Então começou uma pesquisa por criadouros.

Agora no Vale – Após a sua chegada, o que mudou na rotina da casa?

Marciel e Daiane – No dia 20 de janeiro de 2020 entrei em contato com o Criadouro Agrovida, de Arroio do Meio, onde para minha alegria, havia filhotes disponíveis para aquela temporada de reprodução. Fizemos a reserva, e no dia 20 de fevereiro o buscamos. Nos primeiros dias, ele se alimentou com papinha, especial para filhotes e após algum tempo já começou a se alimentar com ração extrusada, própria para papagaios e frutas.

Agora no Vale – Quem teve a ideia de criar uma rede social para o Théo e como lidam com a fama?

Marciel e Daiane – A ideia de criar um perfil no Instagram foi para deixar registrado algumas fotos do dia a dia e o desenvolvimento dele. Então fomos recebendo muitos seguidores, muitos deles tutores, amantes e criadouros de aves. Não imaginávamos que teria uma repercussão tão grande. Atualmente, recebemos contatos de várias empresas que fabricam ou vendem produtos para papagaios e calopsitas, que buscam o espaço no Instagram do Théo para divulgar seus produtos. Elas enviam os produtos que desejam que sejam divulgados. 

Agora no Vale – A fama do Théo ajuda outros criadores a ter os cuidados certos com as aves?

Marciel e Daiane – Sim. A gente vê uma certa dificuldade das pessoas em relação a alimentação e bem-estar dos papagaios, e então usamos o perfil para postar dicas e também tirar dúvidas. Théo tem seguidores por todo o Brasil e outros países.  Em alguns casos, utilizamos o tradutor para conversar com seguidores que se comunicam por outras línguas. Atualmente estamos com 68 mil seguidores, número que vem crescendo a cada dia. Nosso foco é ajudar tutores de outros papagaios, indicando alimentação e manejo correto, e mostrar um pouco do dia a dia de como é ter um papagaio em casa. E postar alguns vídeos fofos e engraçados dele.

Agora no Vale – Como é o dia a dia dele em casa?

Marciel e Daiane – O Papagaio Théo é muito querido por todos da casa. Ele costuma ficar solto pela casa quando estamos próximos ou dentro do viveiro, que é cheio de brinquedos. A alimentação dele é dividida entre ração extrusada, frutas e legumes. A nossa maior dificuldade foi adaptar uma forma para que ele não pegue frio no inverno, pois essa espécie de papagaios não está acostumada com nosso clima frio, pois são naturais das regiões mais quentes.

Agora no Vale – E o passatempo preferido?

Marciel e Daiane – Ele adora passear de carro conosco. Ama passear pelo interior para ver a natureza. Nós possuímos um galho adaptado a uma base, então quando saímos, o levamos junto para o Théo ficar próximo e participar da roda na hora do chimarrão.

Agora no Vale – Além da sua fofura, ele é um exímio cantor e muito falante né?

Marciel e Daiane – Verdade. O Théo é um papagaio muito falante, adora conversar, principalmente quando não estamos próximos a ele, justamente para chamar a nossa atenção. Ele canta músicas como “Atirei o pau no gato”, “Parabéns para você” , adora imitar latidos de cachorro e além disso repete muitas palavras ditas por nós, como : “Oi meu amor”, “Oi Théo”, “Oi, tudo bem?” “Comeu a fruta?”, “Vem junto”, “Vamos lá papai”, “Tchau”. E não podemos esquecer o lado galanteador dele: adora atirar beijos.

Agora no Vale – Além do papagaio, quais outros animais de estimação vocês tem?

Marciel e Daiane – Atualmente além do Théo, possuímos 3 calopsitas, que se chamam Pitty, Chica e Puff. A relação do Théo com as calopsitas é muito boa, porém precisa de cuidados, pois os papagaios são muito territorialistas e bipolares, podendo machucar facilmente uma calopsita.

Agora no Vale – Qual a sua espécie?

Marciel e Daiane – Ele é da espécie Papagaio verdadeiro (Amazona Aestiva), possui dois anos e ainda não é considerado um papagaio adulto, pois papagaios chegam a sua fase adulta com 5 anos.

Agora no Vale – E quando ele vai ganhar uma companheira?

Marciel e Daiane – São planos futuros (risos). Pensamos em adquirir uma companheira para o Théo, mas ainda estamos amadurecendo a ideia. Ele ainda é muito jovem para namorar (risos). E quem ficou curioso pode acompanhar o nosso dia a dia pelo perfil @papagaio.theo. Compartilhamos diariamente registros do animal comendo, brincando, cantando, dando dicas de alimentação e bem-estar, além de muitas fotos e vídeos.

Curiosidades sobre o Papagaio Amazona Aestiva

– Eles vivem em média 80 anos;

– A distribuição do papagaio-verdadeiro inclui países como o Paraguai, Bolívia e o norte da Argentina. No Brasil os indivíduos estão em áreas do Pernambuco, Piauí, Ceará e Bahia;

– Seu peso é em média 400 gramas e seu comprimento de 45cm;

– É uma das aves mais inteligentes de todo o mundo, tendo em vista que consegue repetir o que ouve de seus donos;

– É uma das aves mais inteligentes de todo o mundo, tendo em vista que consegue repetir o que ouve de seus donos;

– Os personagens “Louro José”, do programa Mais Você da Rede Globo e o “Zé Carioca” da Disney, foram inspirados neste animal.