fbpx

Ao clicar em "Continuar navegando", você concorda com o uso de Cookies e com a Política de privacidade do site.

  • Banner-Agora-no-Vale-728x90px-Campanha-Institucional-Sicredi
  • DESKTOP ajustado 27455

Concurso vai premiar as melhores ideias para praças de Colinas


Por Redação / Agora no Vale Publicado 14/08/2021
 Tempo de leitura estimado: 00:00
  • Agora-No-Vale—Banner-Forquetinha—Aniversário-28-anosDESK

O curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Vale do Taquari – Univates, por meio de seu Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo (Semeia Emau), firmou mais uma parceria com a Prefeitura Municipal de Colinas. Colinas é reconhecida como “Cidade-Jardim” e, neste sentido, a administração municipal de da cidade procurou a Universidade em busca de mais qualificação para as praças do município. 

Uma forma de viabilizar a parceria e, ao mesmo tempo, envolver os estudantes de graduação em uma situação real foi a promoção de um concurso de ideias para os alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo com o objetivo de identificar as potencialidades de cada um dos espaços públicos do município. As áreas escolhidas para o concurso são a Praça dos Pássaros, a Praça da Entrada e a Praça Zoo Vegetal (Eldo Schöller). 

Ao longo de agosto, a Univates e a Prefeitura de Colinas irão realizar consulta à comunidade buscando identificar as principais atividades e a potencialidades de cada uma das praças da cidade. Do contato da Instituição com a Prefeitura Municipal, entendeu-se que a participação da comunidade no processo é importante, pois as respostas dos colinenses servirão como informação de base para a proposta do concurso de ideias direcionado aos estudantes da Univates. 

“As praças são elementos fundamentais da cidade, pois são o símbolo do espaço público. Ou seja, são áreas para convivência, troca, exercício da democracia e também para descanso e contato com a natureza. Mais do que isso, acredita-se que as praças têm potencial de reforçar a imagem do município como ‘Cidade-Jardim’, explicitando muitos dos elementos positivos de Colinas”, comenta o professor Marcelo Arioli Heck, coordenador do concurso.

O concurso, cujo edital será lançado aos estudantes em breve, vai promover a criatividade entre os acadêmicos a partir da compreensão de que a universidade é um espaço propício para a discussão, além de estimular o despertar de ideias e o desenvolvimento de exercícios hipotéticos na forma de estudos de caso – o que colabora para o aperfeiçoamento das habilidades e dos aprendizados dos futuros profissionais. 

Mais informações serão divulgadas nas redes sociais da Univates, da Prefeitura Municipal de Colinas e do Semeia Emau.