fbpx

Ao clicar em "Continuar navegando", você concorda com o uso de Cookies e com a Política de privacidade do site.

  • DESKTOP ajustado 27455
  • Banner-Agora-no-Vale-728x90px-Campanha-Institucional-Sicredi

Com descontração e atualização, 7º Reload Sindilojas reúne cerca de 400 pessoas


Por Redação / Agora no Vale Publicado 18/05/2022
 Tempo de leitura estimado: 00:00
  • Agora-No-Vale—Banner-Forquetinha—Aniversário-28-anosDESK

O 7º Reload Sindilojas cumpriu com seu objetivo de recarregar energias e renovar conhecimentos. Realizado nesta terça-feira (17) no Teatro do Colégio Evangélico Alberto Torres (CEAT), o evento registrou a participação de cerca de 400 pessoas, entre empresários, gestores e colaboradores de empresas da região de atuação do Sindilojas Vale do Taquari. Com o mote “O mundo mágico de empreender e vender”, o público foi recebido por palhaços e malabaristas, que também interagiram no palco e apresentaram os dois palestrantes da noite: Patrícia Palermo e Robson Rosa.  

Ao associar a palestra “Ser mágico ou malabarista? Os desafios do cenário econômico atual”, a economista-chefe da Fecomércio-RS Patrícia Palermo contextualizou questões como a guerra entre Rússia e Ucrânia, pandemia e globalização. Entre os efeitos do conflito europeu, citou a redução no crescimento, aumento de preços de commodities como trigo e petróleo, que afetam toda a cadeia, realocações de fluxos de comércio, investimentos e recursos. Quando trouxe para a realidade nacional, Patrícia afirmou que a economia brasileira “patina” por razões como a inflação, que corrói o orçamento das famílias e empresas. “Quando isso acontece cria naturalmente um limitador. Daí vem os juros mais altos, que ano passado eram de 2% e hoje estão em 12,75% e vão subir mais”, explicou. 

A economista também falou da alta taxa de juros e advertiu: “avalie bem qualquer empréstimo, porque dinheiro caro precisa ser bem alocado, senão ele não se paga. Não posso perder no financeiro aquilo que vou ganhar no operacional”. Com uma pesquisa da FGV que revela que as vendas feitas a partir de algum canal digital passaram de 9,2% antes da pandemia e hoje estão em 21,2%, observou a necessária ampliação das formas de vender. “Não necessariamente ter um e-commerce, pode ser pelo Whatsapp, Instagram, tanto faz, mas precisa diversificar e facilitar o contato do cliente com o seu negócio. Não dá mais para só esperar o cliente passar na loja”. 

Com nariz de palhaço e vestido a caráter, Robson Rosa fez a plateia refletir sobre “A arte da venda”. O palestrante associou vida pessoal e desempenho profissional com a atuação teatral, onde é preciso conhecer bastidores, dominar o palco e encantar o público para tornar-se protagonista da própria história. Segundo Rosa, assim como o artista precisa de um roteiro, no mercado de trabalho as pessoas devem ter planejamento, metas, foco e disciplina. Ao falar do “atrás das cortinas”, observou a importância dos bastidores para o espetáculo ter vida e chamou a atenção sobre o que fazemos fora das empresas, como estudar, dedicar tempo para família, lazer e autoconhecimento. “Manter a saúde física e emocional interfere no nosso trabalho”, sentenciou.  

Rosa encerrou a programação com mensagens de otimismo, exaltando a persistência e a frase de que sucesso não se resume a dinheiro. Enfático, disse que “todos nós nascemos protagonistas. Você não se torna algo que nasceu para ser”. O evento foi uma realização do Sindilojas Vale do Taquari, com patrocínio de Sicredi e apoio de Gráfica Lajeadense, CEAT, Fecomércio-RS, Sesc e Senac.