fbpx

Ao clicar em "Continuar navegando", você concorda com o uso de Cookies e com a Política de privacidade do site.

  • DESKTOP ajustado 27455
  • Banner-Agora-no-Vale-728x90px-Campanha-Institucional-Sicredi

Chuva atinge todo o RS nesta terça-feira


Por Redação / Agora no Vale Publicado 09/06/2020
 Tempo de leitura estimado: 00:00
  • Agora-No-Vale—Banner-Forquetinha—Aniversário-28-anosDESK

Instabilidade deve se manter ao menos até quinta-feira

A terça-feira, dia 9, começou com sol entre nuvens no Rio Grande do Sul, mas no decorrer do dia a chuva se espalha por todas as regiões. De acordo com a Somar Meteorologia, a chegada de um sistema de baixa pressão atmosférica, associado ao vento quente e úmido que sopra do noroeste, provoca chuva forte e descargas elétricas na Fronteira Oeste e nas regiões norte e noroeste do RS. Durante a tarde, esse sistema se espalha e, com isso, pancadas de intensidade fraca a moderada passam a atingir o restante do Estado.

Não se descarta o risco de temporais isolados, com raios e rajadas de vento no Vale do Taquari. As temperaturas ficam amenas ao longo do dia. A instabilidade deve se manter na região também na quarta e na quinta-feira, com medida de 10 mm de chuva por dia.

Estiagem ainda não terminou

Ainda não é possível determinar quando a estiagem será encerrada no Rio Grande do Sul, afirma Defesa Civil Estadual, apesar de nas últimas semanas o volume de chuva registrado no RS vem crescendo. O entendimento é que não choveu o suficiente para que a situação possa ser considerada normalizada.

Até o momento, 405 municípios gaúchos decretaram situação de emergência. Deste total, 367 foram homologados pelo governo do Estado e 364 tiveram o reconhecimento da União.