fbpx

Ao clicar em "Continuar navegando", você concorda com o uso de Cookies e com a Política de privacidade do site.

  • Banner Agora no Vale 728x90px Programa Fazer Juntos

Chuva acumula 84 mm após menor nível da história do Rio Taquari


Por Redação / Agora no Vale Publicado 12/05/2020
 Tempo de leitura estimado: 00:00
  • Agora-No-Vale—Banner-Forquetinha—Aniversário-28-anosDESK

Defesa Civil de Estrela marcou 12,05 m nesta segunda-feira, nove centímetros a menos que na estiagem de 2012, e 29 centímetros abaixo de 1943

Às 17h desta segunda-feira, quando começava a chover na região, a equipe da Defesa Civil de Estrela entalhava em uma rocha o menor nível do Rio Taquari desde quando se iniciaram os registros. A marcação foi de 12,05m de nível, nove centímetros a menos do que a “Grande Estiagem”, de 2012, e 29 centímetros abaixo da estiagem de 1943.

O coordenador de Defesa Civil, Sandro Bremm, conta que a equipe escolheu o momento para o registro por saber que poderia ser o menor nível do ano, pois a previsão do tempo indicava um alento. E a confirmação veio na sequência, quando aquela chuva se intensificou, e nas 24 horas seguidas acumulou 84 milímetros de água em mais 30 centímetros de nível (até as 17h desta terça): um alívio para a região e uma garantia para a captação de água das redes. E de acordo com a previsão do tempo, a chuva deve se estender nesta quarta-feira.

Urbanização diminui o nível

Todas essas marcações foram registradas em maio, sendo que a primeira e a última, separadas por 77 anos, foram no dia 11, enquanto a de 2012 foi no dia 13. A estiagem é só um dos fatores que explica a marcação. Para Bremm, o nível muito abaixo do normal para o Taquari é potencializado por conta da diminuição dos afluentes do rio, as nascentes e córregos, por conta da urbanização.

Reportagem: Leonardo Heisler