fbpx

Ao clicar em "Continuar navegando", você concorda com o uso de Cookies e com a Política de privacidade do site.

  • Banner Agora no Vale 728x90px Programa Fazer Juntos

Cerca de 550 relíquias participam do Encontro Nacional de Veículos Antigos de Teutônia


Por Redação / Agora no Vale Publicado 18/03/2024
 Tempo de leitura estimado: 00:00
  • Agora-No-Vale—Banner-Forquetinha—Aniversário-28-anosDESK
IMG_4212 JORNAL

Evento ocorreu no fim de semana e reuniu dez mil pessoas. Com ingressos gratuitos, mais de meia tonelada de alimentos foram arrecadados e serão doados para entidades e famílias teutonienses

Um fim de semana de pura nostalgia, de reencontros entre amigos e experiências em família. Esse foi o 14º Encontro Nacional de Veículos Antigos de Teutônia, tradicional evento que reuniu cerca de 550 veículos antigos e atraiu dez mil pessoas ao Centro Administrativo Municipal. Com ingressos gratuitos para o público visitante, mais de meia tonelada de alimentos foram arrecadados e serão doados para entidades e famílias teutonienses.

              A programação iniciou na noite de sexta-feira e seguiu até a tarde de domingo. Além das relíquias sobre rodas, destaque para shows de rock, premiação dos veículos considerados destaque, infraestrutura de brinquedos infláveis e atrações para as crianças, “mercado de pulgas” e memorabília (setor de venda de peças, acessórios, confecções, canecas, quadros, brinquedos, miniaturas, materiais personalizados de veículos antigos, entre outros), artesanato, restaurante climatizado servindo o prato típico de Teutônia (carne suína assada – Schweinebraten) e praça de alimentação.

              Entre os expositores, veículos de diversas cidades do Rio Grande do Sul, especialmente do Vale do Taquari, da Serra e da Região Metropolitana; de Santa Catarina; e até do Uruguai. O 14º Encontro Nacional de Veículos Antigos de Teutônia foi uma realização da CIC Teutônia, com apoio do Veteran Car Teutônia, da Federação Brasileira de Veículos Antigos e da Prefeitura de Teutônia, tendo o patrocínio das cooperativas Certel e Sicredi.

              Vitrine

              “O evento movimenta a cidade, contribui para o turismo local e regional, atraindo visitantes de diversas regiões. Os antigomobilistas elogiaram a organização. Pessoalmente, o sentimento é muito bom, uma energia muito positiva”, destaca o gerente financeiro e de eventos da CIC, Alexander Blömker, valorizando o trabalho em equipe.

Prestigiando o evento teutoniense, o presidente da Federação Brasileira de Veículos Antigos (FBVA), Andrés Raimundo Federico Pesserl, veio de Criciúma acompanhado da esposa já na noite de sexta-feira. Ele lembra as primeiras edições do evento teutoniense, elogia a organização e acolhida. “O Encontro de Veículos Antigos de Teutônia teve uma grande evolução ao longo dos anos, com uma infraestrutura muito boa. Os veículos expostos são de excelente qualidade. Sem dúvida trata-se de um dos maiores eventos do Estado. Num comparativo aos eventos municipais do gênero, temos em Teutônia um dos ponteiros nesse padrão”, elogiou. Apesar da chuva no sábado, o presidente se disse feliz com a participação dos antigomobilistas. “Há alguns que acabam não vindo em virtude disso, mas hoje a maioria chega mesmo na chuva, pega seu paninho e deixa tudo limpo e brilhando para a exposição”, conclui.

              Tapete vermelho

              O desfile de automóveis, motocicletas, ônibus e caminhões atraiu os olhares na tarde de domingo. Na oportunidade foram premiados com troféu 70 veículos considerados destaque, que “desfilaram” no tapete vermelho com muito brilho, cromados polidos e alinhados, estofamentos impecáveis, pouco plástico e muita dedicação aos detalhes. Entre esses, menção especial ao ônibus Eliziario, ano 1967, de Montenegro; e ao Ford Landau, ano 1979, vindo da cidade de Melo, no Uruguai.

              Na solenidade de premiação, falando em nome da diretoria da CIC e dos patrocinadores do evento, Jairo Sperotto agradeceu a participação de todos. “A cada nova edição o evento tem se consolidado, todos os kits de expositores foram entregues. Obrigado a todos os envolvidos na organização do encontro, fruto da dedicação coletiva, em especial aos antigomobilistas que nos prestigiaram nesse fim de semana especial.”

              Nessa mesma linha foi a fala do prefeito Celso Aloísio Forneck. “Várias mãos juntas fazem as coisas acontecerem em Teutônia. Sintam-se todos abraçados e acolhidos na nossa terra”, frisou.

              O presidente do Veteran Car Teutônia, Cristian Branco, também falou de trabalho em conjunto e valorizou a paixão pelo antigomobilismo. “Continuem cuidando dessas joias sobre rodas, que nos presenteiam com momentos de alegria e recordação”, disse.

              As soberanas de Teutônia, Rainha Luísa Müller, 1ª Princesa Amanda Francine Bayer e 2ª Princesa Xaiane Cardoso Miguel, aproveitaram o momento para convidar a todos para a Festa de Maio 2024, evento que comemora os 43 anos de Teutônia e ocorre de 28 de maio a 02 de junho.

              O Encontro Nacional de Veículos Antigos de Teutônia integra o calendário do antigomobilismo estadual e nacional. A 15ª edição está prevista para março de 2025.

TEXTO – Leandro Augusto Hamester