fbpx

Cavalo Don Gonçalo Melchor, da Cabanha de Cruzeiro do Sul vence concurso nacional


Por Redação Publicado 13/09/2021

Don Gonçalo Melchor ficou com o título de Melhor Exemplar da Raça na categoria macho, em concurso promovido pela ABCCC

Os grandes campeões de 2021 na final da Morfologia, promovida pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), foram conhecidos no último sábado, 11 de setembro, dentro da programação da Expointer.

Nas fêmeas, a Grande Campeã foi a égua PP Zara da Renascer – TE, da Cabanha Renascer, de Uruguaiana (RS), que levou também o título de Melhor Exemplar da Raça e nos machos, o Grande Campeão foi o cavalo Don Gonçalo Melchor, da Cabanha Dom Gonçalo, de Cruzeiro do Sul (RS).

Os dois exemplares se classificaram na Outonal em Esteio. A égua foi a grande campeã daquela exposição e repetiu o feito de Melhor Exemplar da raça. Já o cavalo foi o grande campeão na ocasião.

Muito emocionado, Leonardo Pavin, um dos proprietários da Cabanha Renascer, afirmou que a caminhada foi difícil, longa e envolveu muitas pessoas. “Família, colaboradores, todos juntos neste trabalho. E hoje, Deus nos coroou com esta vitória”, salientou.

Apoio da família

O preparador do cavalo Grande Campeão da Morfologia, Tiago Mallmann, agradeceu a Deus e à família. “Agradeço a todos que acreditaram na gente, e dizer que dá para chegar”, colocou, lembrando que o cavalo é um RP 02, ou seja, a criação está no começo. Don Gonçalo Melchor foi o segundo animal registrado pela Cabanha Don Gonçalo.

A escolha do Grande Campeão

O Grande Campeão da categoria Machos marcou história, de certa forma “quebrando paradigmas”, ao se mostrar um jovem exemplar – vindo da fila dos potrancos menores – e ser escolhido para puxar a fila perante tantos nomes que estavam pleiteando o título.

Don Gonçalo Melchor, além disso, é o RP 02 da Cabanha Don Gonçalo, consagrando a trajetória recente do criatório localizado no município de Cruzeiro do Sul. Trazendo o sangue de Marconi Concha Y Toro e Crispim Adaga, havia garantida sua vaga ao se destacar como Reservado Grande Campeão na Passaporte Outonal desta temporada.

“Os quatro cavalos que aqui coloquei sintetizam o que busquei e o que na raça está escrito. O Grande Campeão é um potranco que carrega consigo um pescoço limpo, um selo racial marcante e uma nobreza racial impressionante. Um potranco de porte mediano, comprimento médio, profundo de costela, de boas angulações e equilibrado na sua estrutura músculo-esquelética.”

Qualidade atestada

O presidente da ABCCC, Onécio Prado Júnior, salientou que o evento contou com animais de qualidade ímpar e julgamentos muito bons que têm atendido ao anseio de todos. “Além da qualidade, tem um número expressivo de animais participando, sendo 250 exemplares. E chegamos a um resultado excelente, mostrando que a raça continua evoluindo em todos os sentidos, ou seja, não só no quantitativo, mas, principalmente, no qualitativo”, afirmou.

O dirigente também destacou que, mesmo nesse ano de pandemia, com a incerteza sobre se seria possível encerrar o ciclo, os objetivos foram atingidos. “Isso é muito gratificante para toda a nossa diretoria e para toda a raça Crioula”, concluiu.

O jurado da categoria machos, Carlos Marques Gonçalves Neto, também salientou o alto nível dos animais. “O preparo dos cavalos melhorou muito nos últimos três anos. Neste ciclo, os animais vieram bem compostos na forma muscular e esquelética, com menos excesso de gordura, o que facilita com que andem e se apresentem bem melhor”, observou, destacando que esse cuidado dos tratadores, criadores e expositores vem evoluindo a cada ano.

Confira o resultado

Machos

Grande Campeão

Don Gonçalo Melchor

Criador: Ramon Corbellini

Expositor: cabanhas Don Gonçalo, Bate Casco e Iguatamã

Estabelecimento: Cabanha Don Gonçalo, Cruzeiro do Sul.


Foto: Felipe Ulbrich/Divulgação

Quer receber as principais notícias do Agora No Vale no seu WhatsApp?
Clique aqui e faça parte do nosso grupo!