fbpx

Ao clicar em "Continuar navegando", você concorda com o uso de Cookies e com a Política de privacidade do site.

  • DESKTOP ajustado 27455
  • Banner-Agora-no-Vale-728x90px-Campanha-Institucional-Sicredi

Caminhada alusiva ao Setembro Amarelo ocorre nesta terça-feira


Por Redação / Agora no Vale Publicado 24/09/2019
 Tempo de leitura estimado: 00:00
  • Agora-No-Vale—Banner-Forquetinha—Aniversário-28-anosDESK

Durante todo esse mês de setembro estão acontecendo atividades nas unidades de saúde como palestras e oficinas com o tema de valorização da vida.

Nesta terça-feira, 24/09, a Prefeitura de Lajeado por meio da Secretaria da Saúde (Sesa) e de seu Comitê de Promoção à Vida, realiza a Caminhada alusiva ao Setembro Amarelo. O ponto de encontro será às 9h, na Praça da Matriz, de onde os participantes sairão para percorrer a rua Júlio de Castilhos até a esquina com a Avenida Senador Alberto Pasqualini.

“A mensagem principal da caminhada é o encontro entre as pessoas como forma de valorizar a vida. A proposta é circular por onde há um maior número de pessoas para conscientizar e orientar para o tema da Saúde Mental, que é tão importante e recorrente nas demandas da saúde atualmente”, explicou a coordenadora da saúde mental da Sesa, Graciela Pasa.

Além da caminhada, das 10h às 15h30, funcionará uma tenda de orientações sobre a valorização da vida e prevenção ao suicídio em frente à agência da Caixa Econômica Federal, na rua Júlio de Castilhos. Quem passar pelo local poderá participar de atividades promovidas pelos profissionais do Comitê, como escrita de cartões com frases significativas sobre valorização da vida. Também haverá orientação sobre formas de auxílio e locais para buscar ajuda.

Durante todo esse mês de setembro estão acontecendo atividades nas unidades de saúde como palestras e oficinas com o tema de valorização da vida.

Comitê de Promoção à Vida

O Comitê organizador é intersetorial, com representantes da saúde de Lajeado, da educação, da assistência social e de estudantes da pós-graduação em residência multiprofissional da saúde da família da Univates. Formado desde 2010, o grupo se encontra mensalmente na Secretaria de Saúde (Sesa) para debater a prevenção ao suicídio. As ações acontecem durante todo o ano, mas especialmente no mês de setembro, o Comitê organizou a caminhada e outras atividades para a campanha, com o objetivo de informar e alertar a população sobre o tema.

Saiba mais

O Setembro Amarelo é uma campanha de consciencização sobre a prevenção ao suicídio com o objetivo de alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo, bem como suas formas de prevenção. Desde 2014, a campanha é realizada no mês de setembro, porque o dia 10/09 é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Segundo estimativas oficiais do Ministério da Saúde, pelo menos 32 brasileiros cometem suicídio a cada dia.