Câmera de trilha instalada no interior de Progresso revela belezas da fauna


Imagens também motivam discussão sobre a importância da preservação de animais nativos
Uma câmera de trilha, utilizada para captar imagens de animais em meio à mata, no interior de Progresso, revelou belezas que causaram admiração a Gustavo Scartezzini. Cenas de serelepe, irara, macaco-prego, veado e tantos outros, hoje ameaçados por conta da ação humana, renderam uma página no Youtube, e indicam o porquê devemos preservar a fauna e a flora da região.
Scartezzini saiu de Progresso aos 12 anos e foi morar em Porto Alegre, onde vive e trabalha até hoje, mas sua paixão pelo interior e pelas belezas naturais da localidade de Lajeado do Meio, sempre o fizeram visitar a propriedade dos pais.
Para conhecer melhor a riqueza nessas matas nativas, ele resolveu instalar uma câmera de disparo automático, e depois de um tempo se admirou com a quantidade de espécies que o Vale do Taquari mantém. “E animais que muitos sequer viram, como é o caso do serelepe. “Este vídeo é para o pessoal conhecer a fauna e para conscientizar a ambiental”, afirma. “Conhecer e respeitar a fauna que está perto de nós, mas que nunca vemos”.


Gustavo Scartezzini
Vídeo é importante para incentivar a preservação
Para o biólogo aposentado Érico Heisler, que lecionou por 38 anos em escolas de Porto Alegre, Lajeado e Santa Clara do Sul, as imagens registradas por Scartezzini são importantes para incentivar a preservação das matas e dos animais, e também para se iniciar uma discussão sobre a necessidade desses cuidados.