fbpx

Ao clicar em "Continuar navegando", você concorda com o uso de Cookies e com a Política de privacidade do site.

  • Banner Sicredi Agora no Vale 728x90px

Aventura saudável: escoteiros de Lajeado promovem ação em escola


Por Redação / Agora no Vale Publicado 16/05/2019
 Tempo de leitura estimado: 00:00
  • Agora-No-Vale—Banner-Forquetinha—Institucional-WhatsappDESKTOP

Grupo Escoteiro Tibiquary realiza atividades neste sábado, em Arroio do Meio

O Grupo Escoteiro Tibiquary de Lajeado promove neste sábado, dia 18, a terceira edição do “EducAÇÃO Escoteira”, em parceria com a Escola Municipal de Ensino Fundamental Barra do Forqueta, em Arroio do Meio. Serão várias atividades típicas relacionadas ao tema do ano dos Escoteiros do Brasil – “Aventura Saudável” – entre as 14h e 17h.

A chefe escoteira, Andrea Haetinger, relata que o propósito do escotismo é contribuir para que os as crianças e adolescentes possam exercitar sua autonomia e assumir seu próprio desenvolvimento, bem como promover condições para criar uma educação cidadã, responsável, crítica e participativa, que possibilita a tomada de decisões transformadoras, a partir do meio ambiente no qual as pessoas se inserem. 

Por meio de brincadeiras, jogos e atividades técnicas, as habilidades físicas, intelectuais e emocionais dos participantes são constantemente trabalhadas, fomentando com isso um enorme crescimento pessoal, que normalmente resulta em benefícios também no ambiente escolar e familiar.

Andrea cita vários benefícios para o jovem encontrados no escotismo. “O respeito ao próximo, o desenvolvimento da autoestima e da autonomia, um maior cuidado com o meio ambiente, a conscientização quanto à importância de sermos úteis para os outros, o fortalecimento do caráter, a cidadania e o civismo e diversos outros valores”.

Breve histórico

O grupo foi fundado em 26 de agosto de 2012. Conta com 89 integrantes entre 7 e 21 anos, distribuídos no Ramos Lobinho, Escoteiro, Sênior e Pioneiro, além de 28 escotistas adultos voluntários, responsáveis por organizar e conduzir as atividades e administrar a entidade. 
De acordo com Andrea, o nome do grupo vem da palavra Taquari, de origem indígena, que provém da palavra “Tacuara” (taquara) e Y (água ou rio). “Taquari significa ‘o rio das taquaras’, pois nas margens do rio Taquari havia muitas taquareiras, chamadas pelos índios de Tibiquary”. 

O escotismo

A proposta do escotismo é o desenvolvimento do jovem, por meio de um sistema de valores que prioriza a honra, baseado na Promessa e na Lei escoteira, mediante a prática do trabalho em equipe e da vida ao ar livre, fazendo com que o jovem assuma seu próprio crescimento, tornando-se um exemplo de fraternidade, lealdade, companheirismo, altruísmo, responsabilidade, respeito e disciplina. No Movimento Escoteiro, o jovem aprende fazendo, com o propósito de tornar o mundo um lugar melhor.

Quem pode participar do grupo 

Crianças a partir de 6 anos e meio até 10 anos podem ingressar no Ramo Lobinho; de 11 a 14 anos, no Ramo Escoteiro e de 15 a 18 anos no Ramo Sênior e, a partir dessa idade, é possível permanecer no Grupo como Chefe Escoteiro ou dirigente, além de diversos pais que fazem atividades voluntárias esporádicas.
Para participar das atividades do Grupo Escoteiro Tibiquary e fazer parte do Movimento Escoteiro, seja como jovem ou dirigente, a pessoa interessada pode entrar em contato pelo Facebook (Grupo Escoteiro Tibiquary 111 RS) ou no próprio local das atividades,  que ocorrem aos sábados, das 14 às 17 horas, na EMEF Porto Novo, Rua Sabiá, nº 1380, Bairro Carneiros, em Lajeado.

por Leonardo Heisler
redacao@agoranovale.com.br