fbpx

Ao clicar em "Continuar navegando", você concorda com o uso de Cookies e com a Política de privacidade do site.

  • DESKTOP ajustado 27455
  • Banner-Agora-no-Vale-728x90px-Campanha-Institucional-Sicredi

Até 2030 Vales do Taquari e Rio Pardo buscarão ser referência em biotecnologia e automação para agroalimentos, saúde e serviços


Por Redação / Agora no Vale Publicado 21/10/2020
 Tempo de leitura estimado: 00:00
  • Agora-No-Vale—Banner-Forquetinha—Aniversário-28-anosDESK

Mesa do Programa Inova RS para a definição da estratégia de inovação regional aconteceu no dia 13

Em 2030, a região dos Vales do Taquari e Rio Pardo será referência nacional de inovação por meio de uma estratégia de especialização inteligente em biotecnologia e automação nos setores agroalimentar, de saúde e de serviços, abrindo novas oportunidades para cadeias adjacentes e constante desenvolvimento sustentável. Essa é a visão de futuro para a região dos Vales proposta ao final da primeira reunião da Mesa do Programa Inova RS local, evento que aconteceu na última terça-feira (13). 

O Inova RS é um programa do Rio Grande do Sul que tem como objetivo colocar o Estado no mapa global da inovação. Ele foi lançado em 2019 e, por meio do programa, está prevista a construção de parcerias estratégicas para a promoção da inovação entre os atores envolvidos, integrantes da quádrupla hélice — governo, universidades, empresas e sociedade civil. O programa organiza o RS em oito diferentes regiões de inovação. Os Vales do Taquari e Rio Pardo compõem uma única região.

As mesas de discussão

A formação das mesas é o espaço deliberativo do Inova RS. É onde se fundamentam as discussões sobre os projetos de inovação e desenvolvimento que se tornarão prioritários para a grande região dos Vales, que compreende 60 municípios. Além das mesas, o Programa Inova RS tem, na região, um Comitê Técnico coordenado pela professora Cintia Agostini, da Univates, e um Comitê Estratégico sob coordenação da professora Andreia Valim, da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).  

A gestão da inovação nessas regiões é uma atribuição compartilhada por ambas as instituições, dessa forma Univates e Unisc lideram o Inova RS localmente, apoiadas pelas demais instituições de ensino e pesquisa regionais. Na região dos Vales atuam três profissionais cedidos pelo Estado para a condução do processo. Os bolsistas atuam articulando os Comitês e as deliberações da mesa local, sendo os Comitês responsáveis pelas discussões de base que oferecem à mesa as condições de tomar decisões coletivas. 

A professora Cintia, coordenadora do Comitê Técnico do Inova RS para os Vales, avalia que tornar o Rio Grande do Sul referência global em inovação como estratégia de desenvolvimento local é uma tarefa complexa. “O desafio que o Governo do Estado está propondo é gigante”.  

Os próximos passos

“Quais são as áreas em que vamos investir nossos esforços em torno da inovação? Quais são as áreas em que queremos nos especializar enquanto região?”, questiona a coordenadora do Comitê Técnico. Essas são as perguntas sobre as quais o grupo de trabalho do Inova RS Vales estava debruçado ao longo dos últimos meses. 

A visão de futuro da região emergiu e foi aprovada na reunião da Mesa do Inova RS no dia 13 de outubro. “Tendo a visão de futuro e tempo previsto para o início das atividades, já podemos começar a discutir projetos”, revela Cintia. Para o próximo dia 24 um segundo encontro da Mesa do Inova Vales está programado, com o objetivo de definir os projetos que serão levados adiante. 

Em novembro a região dos Vales deve apresentar ao Estado um desenho preliminar do grande projeto estratégico de inovação regional para os próximos 10 anos. Já para 2021 o grupo pretende pleitear orçamento do Estado para projetos que conduzam com sucesso à especialização nas áreas de biotecnologia e automação para agroalimentos, saúde e serviços. 

“Estamos, desde novembro do ano passado, estamos discutindo temáticas. O que aconteceu de lá pra cá? A formação dos Comitês, grupos que conduzem o processo. Por meio deles realizamos um diagnóstico regional e pensamos a inovação na região considerando as áreas nas quais queremos nos tornar referência até 2030”, detalha Cintia. “Tornar-se referência em determinada área é um longo processo, mas inicia com o trabalho que estamos realizando agora”, finaliza. 

Texto: Lucas George Wendt