fbpx

Ao clicar em "Continuar navegando", você concorda com o uso de Cookies e com a Política de privacidade do site.

  • Agora No Vale – Banner Site Anuncie Conosco 728x90px
  • Banner Agora no Vale 728x90px

Assinado projeto para construção de nova Parada Inteligente em Estrela

Assinado projeto para construção de Nova Parada Inteligente


Por Redação Publicado 05/07/2024
Ouvir: 00:00
  • Agora No Vale – Banner Site Anuncie Conosco 728x90px
Parada Inteligente – projeto Estrela – agoranovale (3)

Pouco mais de um ano depois de inaugurar a primeira Parada Inteligente de Estrela, a Administração Municipal se prepara para dar início à construção da segunda unidade. A mesma estará à disposição da população ao fim da Rua Cel. Müssnich, área próxima ao Hospital Estrela e o Colégio Estadual de Ensino Médio Estrela, além de outros pontos comerciais e de serviços, e assim ponto de grande fluxo de pedestres, muitos dos quais usuários do transporte coletivo. Ainda, será realizada a reforma da primeira unidade, esta instalada e em uso na Rua Bruno Schwertner, próximo ao Centro Cultura Celso Brönstrup e em frente à Feira do Produtor, que foi castigada pelas últimas enchentes.

Parada Inteligente – projeto Estrela – agoranovale (1)

Conforto e praticidade

Sucesso entre os usuários, que fazem uso de suas possibilidades mesmo quando não estão por esperar um ônibus, as Paradas Inteligentes e a ampliação das mesmas sempre foram pautas da Administração Municipal, cujo cronograma só foi prejudicado pelos muitos eventos climáticos adversos. A espera do ônibus no ar-condicionado em dias quentes, ou em um ambiente mais quente e fechado em dias de frio ou chuvosos, tendo ainda acesso a bebedouro e sinal de internet, tomadas e outras tecnologias foram benfeitorias que atenderam ao agrado dos usuários do transporte coletivo, e não somente eles. Não é incomum ver outras pessoas utilizando o espaço para recarregar o celular ou encher a garrafa com água entre uma caminhada e outra ou mesmo enquanto se espera por alguém nas proximidades. 

Parada Inteligente – projeto Estrela – agoranovale (1)

Padrão semelhante

A nova Parada Inteligente segue o mesmo padrão da anterior, com 18m², fechada e coberta, com capacidade para até 15 pessoas sentadas e 30 no geral. Contará com acesso ao videomonitoramento, iluminação alimentada por placas fotovoltaicas, climatizada com ar-condicionado e cortina de ar (barreira térmica nos acessos), internet livre com wifi, bebedouro com água gelada, tomadas convencionais e USB, além de acessibilidade e outras benfeitorias para pessoas com deficiência física e necessidades especiais. Inclusive um dos espaços será reservado para cadeirantes. Uma das mudanças é que a nova parada contará com uma segunda aba protetora aos usuários em um dos seus acessos laterais.

Parada Inteligente – projeto Estrela – agoranovale (3)

A Parada Inteligente tem horários programados para ligar e desligar a energia, mas que se estenderão além dos horários normais das linhas de transporte coletivo para respeitar também o transporte escolar e mesmo pessoas que apenas precisam esperar por uma carona ou, por exemplo, encher a garrafa de água; recarregar o celular, ter acesso à internet. Este último processo exigirá apenas um primeiro cadastro, por questões de segurança, e sua capacidade será gerida conforme a demanda. O ar-condicionado terá programação automática para funcionar entre 23 e 25 graus, mas poderá ser ajustado para ficar mais confortável em dias de temperaturas extremas. Futuramente, contará com display automático para trazer informações sobre horários de linhas e informações básicas do município. O investimento é de cerca de R$ 90 mil.

Parada Inteligente – projeto Estrela – agoranovale (4)

Com a licitação ocorrida no final do mês de junho, o contrato foi assinado esta semana. Inicialmente, a Secretaria de Infraestrutura Urbana deverá realizar obras no local para a realização da base, o que deve iniciar nos próximos dias. Uma adaptação da via, com avanço da calçada e a realocação de algumas vagas de estacionamento serão necessárias e este processo será tocado junto ao recapeamento da via, o que também deve começar nos próximos dias.

______________________________________________

Texto: Rodrigo Angeli/AI Estrela / fotos: Governo de Estrela