fbpx

Ao clicar em "Continuar navegando", você concorda com o uso de Cookies e com a Política de privacidade do site.

  • Banner-Agora-no-Vale-728x90px-Campanha-Institucional-Sicredi
  • DESKTOP ajustado 27455

Artista plástico de Arroio do Meio difunde o graffiti pelo Vale


Por Redação / Agora no Vale Publicado 08/10/2021
 Tempo de leitura estimado: 00:00
  • Agora-No-Vale—Banner-Forquetinha—Aniversário-28-anosDESK
Trabalho de Samuel Hergesell dá mais cor aos prédios e paisagens da região

A arte de Samuel Hergesell, 37 anos, está espalhado pela região. São assinadas por ele pinturas como a do Viaduto Bento Rosa (Lajeado), da pista de skate na Área de Lazer Pérola do Vale (Arroio do Meio) e o painel na entrada da cidade de Colinas.

Natural de Arroio do Meio, o artista plástico foi um dos pioneiros na região a utilizar técnicas do graffiti em seus murais. O interesse surgiu em 2004 no curso de Artes Visuais da Ulbra. Na época, precisava improvisar materiais para conseguir o efeito do spray.

Na antiga Gincana The Horse de Arroio do Meio, as pinturas começaram a se destacar, propagando-se com as redes sociais. O convite para primeiro trabalho veio em uma das feiras do livro do município. Hegesell deu cor à entrada do subsolo do Clube Esportivo que abrigou o “Salão da Arte”.

Em 2017, o artista plástico transformou a habilidade em negócio ao criar a Graffo Arte. Com trabalhos que vão além do grafite, ele percebe que está transformando a empresa em uma referência na arte da região, oferecendo vários serviços voltados à arte.  

Hergesell transformou a paixão em negócio ao criar a Graffo Arte

Hergesell também levou a habilidade com o spray para diversas escolas de Lajeado e Arroio do Meio. Atualmente é professor no Colégio Evangélico Alberto Torres (CEAT), de Lajeado, além de dedicar três dias semanais ao próprio negócio.

Em entrevista ao Agora no Vale, o profissional elenca os maiores trabalhos, cita uma referência na área e conta planos para o futuro.

Entrevista

Agora no Vale – Como foi que se interessou pela arte?

Samuel Hergesell – No ensino fundamental, usava muito o caderno de artes. Ali já tinha indícios do gosto pelo desenho. Penso que o que importa é o treino. Não gosto muito de falar do dom, pois a minha pintura é fruto de treinamento constante.

Agora no Vale – Qual a maior arte que já fez?

Samuel Hergesell – Nos últimos anos atendi trabalhos grandes e gosto desses desafios. O maior foi em Colinas com 374 metros quadrados. A arte seguiu o material publicitário do município que destaca os coelhos e o turismo. Foi feito junto à empresa de móveis cedida para a Nexa. Também considero muito o mural na Florestal (Lajeado) por ser um cartão-postal para mim também.

Mural feito na empresa Florestal, próximo da BR 386, em Lajeado

Agora no Vale – O que representa o graffiti para ti?

Samuel Hergesell – O graffiti é minha vida, pois todo dia faço arte. Essa é uma arte contemporânea que não sei se veio para ficar, mas está sendo muito buscada. O grafite é a arte das ruas, mas está entrando nas casas das pessoas. Essa opção por uma arte manual e personalizada é uma tendência.

Agora no Vale – Ainda há preconceito quanto ao grafite?

Samuel Hergesell – Não sei se é preconceito a palavra, mas falta informação. É preciso conhecer a pichação, graffiti e o muralismo. Percebo que o meu trabalho já é visto de outra forma. A pessoa pode até ter receio, mas se faço a visita geralmente acabo fechando o projeto.

Agora no Vale – Uma referência?

Samuel Hergesell – O Eduardo Kobra. Sigo ele há bastante tempo, pois é um muralista conhecido mundialmente. Ele vende o estilo dele. O meu trabalho já é mais comercial, o cliente me procura e busco oferecer o melhor dentro da ideia que me apresenta. O Kobra já é diferente. Ele vende a identidade dele. Quando estava aqui em casa (janeiro de 2020 durante a pintura do mural no Prédio 1 da Univates) tivemos uma conversa descontraída e ele me falou que iniciou como eu. Depois fez o pé de meia e começou a escolher os projetos.

Hergesell e Kobra na passagem do muralista pela região

Agora no Vale – Tem algum ponto da região que sonha em fazer uma intervenção artística?

Samuel Hergesell – Sim, eu quero pintar prédios. Mais adiante quero elaborar um projeto maior. Encaminhar um ofício para 10, 15 prédios da região que pudessem conversar na arte. Um exemplo, Lajeado está fazendo 130 anos. O que representa esses 130 anos? Imagina poder retratar personalidades do município ou pontos turísticos em uma série de prédios? Seria muito interessante.