fbpx

Ao clicar em "Continuar navegando", você concorda com o uso de Cookies e com a Política de privacidade do site.

  • Agora no Vale 728x90px

Apae Lajeado realiza “Seminário de Abertura do Ano” para os profissionais

Diversas atividades e temas foram realizadas e trabalhados aos longo do dia


Por Redação Publicado 07/02/2024
 Tempo de leitura estimado: 00:00
  • Agora-No-Vale—Banner-Forquetinha—Aniversário-28-anosDESK
Apae Lajeado seminário abertura ano – agoranovale (1)

O Seminário de Abertura do Ano na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Lajeado (Apae) foi realizado na última segunda-feira (05). Os profissionais da clínica, serviço social e educação da instituição estiveram reunidos desde o início da manhã, acolhidos com um café da manhã especial. Após, todos direcionados para um encontro com a pedagoga Fabiana de Paula, que destacou o tema: “autismo”. O encontro teve parceria com os profissionais da Incluir Centro Educacional.

No turno da tarde, o professor Alberto de Moura conversou com os profissionais da Escola de Educação Especial Bem Me Quer sobre o “Currículo funcional natural, com abordagem ecológica” e a psicóloga e neuropsicóloga Ana Paula Diatchuk de São Paulo, abordou a temática “Avaliação na área da saúde” com os profissionais da clínica.

Apae Lajeado seminário abertura ano – agoranovale (1)

Autismo

A pedagoga com pós-graduação em psicopedagogia e análise do comportamento, Fabiana de Paula, que trabalha na área de atendimento clínico psicopedagógico de crianças com deficiência, conversou sobre o autismo e salientou que trabalhar com pessoas com deficiência não exige apenas vocação, mas muito conhecimento sobre cada uma das deficiências que atendem. “Quanto mais falamos sobre o assunto, melhor atendemos quem passa pelo nosso caminho. Informação é a chave para a inclusão”.

Apae Lajeado seminário abertura ano – agoranovale (4)

Currículo Funcional Natural

O professor Alberto de Moura conta que a parceria entre Apae e Incluir Centro Educacional tem três anos e no encontro desta segunda, trabalhou com os professores e monitores o Currículo Funcional Natural, com abordagem ecológica, que é um novo conceito do currículo com uma proposta metodológica que atende pessoas com deficiência. “Saímos um pouco da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e entramos em um foco mais ecológico da escola, sociedade e mercado de trabalho, para que a pessoa com deficiência esteja inserida de fato em todos os espaços. “Devemos pensar na escola e na sociedade dentro do currículo funcional, aliando o mercado de trabalho no contexto”.

Apae Lajeado seminário abertura ano – agoranovale (6)

Avaliações na saúde

A psicóloga e neuropsicóloga Ana Paula Diatchuk, esteve conversando com os profissionais da clínica sobre protocolos de avaliação na saúde e a importância do processo de avaliação para gerar uma intervenção focada no comportamento adaptativo e funcionalidade das pessoas. “Quando recebem pessoas com deficiência previamente laudada, conhecemos o laudo e não a pessoa e suas funcionalidades, por isso é importante a equipe estar interligada com as demais equipes de assistência social e educação para desenvolverem um processo de trabalho focado na integração dessa pessoa em sociedade”, diz. No encontro, buscaram construir um protocolo integrado da saúde, educação e serviço social, para que a pessoa com deficiência possa estar nos espaços da sociedade com maior protagonismo.

Apae Lajeado seminário abertura ano – agoranovale (2)

Fonte: AI Apae

#agoranovale