fbpx

Ao clicar em "Continuar navegando", você concorda com o uso de Cookies e com a Política de privacidade do site.

  • Banner-Agora-no-Vale-728x90px-Campanha-Institucional-Sicredi
  • DESKTOP ajustado 27455

Ana Cecília Togni será patrona da 15ª Feira do Livro de Lajeado


Por Redação / Agora no Vale Publicado 08/09/2021
 Tempo de leitura estimado: 00:00
  • Agora-No-Vale—Banner-Forquetinha—Aniversário-28-anosDESK

Os preparativos para a 15ª Feira do Livro de Lajeado já estão acontecendo. Realizada pela Prefeitura de Lajeado, por meio das Secretarias de Cultura, Esporte e Lazer (SECEL) e da Educação (SED), e pelo SESC Lajeado, a Feira do Livro será realizada entre os dias 13 e 17 de outubro, em formato híbrido. A feira já tem sua patrona definida: a professora e escritora Ana Cecília Togni.

O convite para a patrona foi feito pela gerente do SESC Lajeado, Betina Durayski, pelo secretário da Cultura, Esporte e Lazer (SECEL), Carlos Reckziegel, e pelo presidente da Academia Literária do Vale do Taquari (ALIVAT), Deoli Gräff.

– Para mim foi sem dúvida uma emoção grande ao receber este convite. É uma honra e estou feliz. Lajeado tem uma tradição em feiras do livro e creio que essa também será especial dentro da situação que vivemos – contou Ana Cecília, que comemora neste ano os 30 anos do lançamento do seu primeiro livro.

A programação, que ainda está sendo finalizada, contará com atividades virtualizadas como pílulas literárias voltadas para estudantes, bem como atividades presenciais, no Parque dos Dick, que receberá cinema, espetáculos e comercialização de livros, entre outras atrações. A programação completa será divulgada nos próximos dias.

O tema desta edição será “Faça do seu dia poesia”, relacionado ao Dia do Poeta e Dia Nacional da Poesia, comemorado em outubro. 

A Feira do Livro de 2021 conta com apoio da Univates e da ALIVAT e tem patrocínio da Sicredi Integração RS/MG e Unimed VTRP.

Saiba mais sobre Ana Cecília Togni, patrona do evento:

Ana Cecília Togni, mais conhecida como Tia Chica, nasceu em Lajeado, em 1950. É graduada em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), tem especialização em Matemática pela UNISC, Mestrado em Educação pela UNISINOS e Doutorado em Informática na Educação pela UFRGS.

Em sua carreira profissional, atuou como professora de disciplinas da área de matemática em escolas da rede pública estadual e também nos cursos de graduação e de pós-graduação do Centro Universitário Univates de Lajeado, atualmente UNIVATES.

É autora de 13 obras. Entre elas, Histórias da Tia Chica (1991), o Menino e as Borboletas (1996) e A História da Bacia Hidrográfica Taquari Antas em coautoria com Gino Ferri (2012). Além destes livros, possui histórias publicadas na Coletânea Escritos Escritores e artigos científicos em periódicos educacionais na Colômbia, Espanha, Argentina e Brasil.

Tia Chica é acadêmica fundadora da ALIVAT, ocupando a cadeira de número um, cujo patrono é Atos Prinz Falkenbach. Coordenou, juntamente com outros acadêmicos da ALIVAT, a realização de seis edições do Concurso Literário: Novos Talentos: Escritor/Escritores. Como presidente do Rotary Club de Lajeado Engenho na gestão de 1996/1997, também  criou o Projeto “Os Jovens Poetas de Lajeado”. 

Em 2019, Tia Chica foi a escritora homenageada da 14ª Feira do Livro de Lajeado. Atualmente, também é presidente do Conselho Municipal de Cultura de Lajeado.
Hoje, ela se dedica à literatura, especialmente à literatura infantil, a palestras e atua em entidades sociais e culturais como voluntária.